Com a ausência de oxigênio e uma atmosfera com característica redutora, os primeiros seres vivos desenvolveram um metabolismo exclusivamente anaeróbio. A transição para o processo aeróbio aconteceu entre 2,7 bilhões e 1,6 bilhão de anos atrás com o surgimento das primeiras algas azuis, as cianobactérias, capazes de utilizar a água como doador de elétrons e liberar oxigênio na atmosfera terrestre. a) Cite um organismo que poderia ter existido há 3 bilhões de anos e uma possível fonte de energia para a manutenção do metabolismo desse organismo. b) Explique as diferenças entre os tipos de respiração celular das espécies atualmente existentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Organismo que poderia ter existido há 3 bilhões de anos: bactérias. • Fonte de energia para a manutenção do metabolismo desse organismo: fermenta- ção de compostos orgânicos dos oceanos primitivos, sem a utilização de oxigênio, liberando a energia necessária.
b) As diferenças referem-se aos aceptores finais de elétrons e hidrogênios e ao rendimento energético: • Respiração celular aeróbica: utiliza oxigênio como aceptor final de hidrogênios e elétrons com formação de água, com alto rendimento energético devido à degradação total do composto orgânico inicial (glicose). • Fermentação: utiliza como aceptor final de elétrons e hidrogênios um composto orgânico, e produz outro composto orgânico (etanol, ácido láctico, etc.). Com isso, o rendimento energético é pequeno, pois a degradação do composto orgânico inicial não é total.