Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, em 2010 [...] a relação que toda a sociedade brasileira tem com os resíduos sólidos está mudando. A Política e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos se constituem num grande potencial de transformação do comportamento da sociedade como um todo, especialmente em relação aos modos de produção, consumo e a obrigatoriedade de que os resíduos sólidos recebam uma destinação ambientalmente adequada [...] Nessa perspectiva, a Educação Ambiental tem assumido um papel relevante em favor de uma sociedade mais sustentável, pois a PNRS adota a EA como um dos seus instrumentos de implementação e considera as ações de educação ambiental e comunicação social como um eixo transversal para a implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
MMA- Ministério do Meio Ambiente. Práticas de referência de educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos. Disponível em: .
Acesso em: 25 mai. 2018.
Quais das afirmativas abaixo poderiam ser campanhas de educação ambiental com o objetivo de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos:
I. Evite comprar produtos de materiais descartáveis, pois embora sejam práticos geram lixo desnecessário. Alimentos: dê preferência a produtos a granel.
II. Use os dois lados de uma folha de papel, pois além de contribuir para diminuição da derrubada de árvores, você também economizará água: para se produzir 1 quilo de papel são necessários 540 litros de água.
III. Reutilizar é muito importante. Utilize produtos duráveis e resistentes ou que permitam o aumento da vida útil por meio de recargas e refis, por exemplo, cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis.
IV. Não jogue no lixo o que você pode doar. Ao invés de jogar roupas, livros, móveis, brinquedos e outras coisas fora, doe esses itens para entidades beneficentes, lojas de produtos usados como brechós e sebos ou para alguém que você conheça que poderia usá-los.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Olá,
O aumento populacional tem causado uma geração excessiva de resíduos sólidos, que quando descartados incorretamente, prejudicam o meio ambiente e a saúde.
A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém instrumentos importantes para o avanço no enfrentamento dos problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Os principais objetivos da PNRS são a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
Dessa forma, analisando as alternativas, podemos dizer que todas estão corretas, pois envolvem:
I. Evite comprar produtos de materiais descartáveis, pois embora sejam práticos geram lixo desnecessário. Alimentos: dê preferência a produtos a granel. → NÃO GERAÇÃO E REDUÇÃO DE RESÍDUOS
II. Use os dois lados de uma folha de papel, pois além de contribuir para diminuição da derrubada de árvores, você também economizará água: para se produzir 1 quilo de papel são necessários 540 litros de água. → REDUÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS
III. Reutilizar é muito importante. Utilize produtos duráveis e resistentes ou que permitam o aumento da vida útil por meio de recargas e refis, por exemplo, cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis. → REUTILIZAÇÃO
IV. Não jogue no lixo o que você pode doar. Ao invés de jogar roupas, livros, móveis, brinquedos e outras coisas fora, doe esses itens para entidades beneficentes, lojas de produtos usados como brechós e sebos ou para alguém que você conheça que poderia usá-los. → REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM
Resposta:
Alternativa 5:
I, II, III e IV.