Com a abolição da escravatura e tendo sido os afrodescendentes lançados à sua própria sorte, se deu início a um duplo processo de discriminação, que ajuda a explicar a persistência da pobreza relativa de negros.
Assim,
Por um lado, a discriminação econômica se deu pela transmissão intergeracional do baixo capital humano, em face de inexistentes políticas inclusivas (no sentido de equidade), reflexo das preferências elitistas do Brasil colônia, que tornava a escola um espaço para poucos e brancos. Por outro lado, a crença em torno de uma raça inferior – que era a ideologia que sustentava a escravidão – não se esgotou com a abolição, mas se perpetuou, refletindo-se em inúmeras manifestações culturais, como na música5 e nos meios de comunicação, conforme apontado por inúmeros autores, entre os quais e Golzio et al. (2006).”
CERQUEIRA, Daniel R.C.; MOURA, Rodrigo L. de. Vidas Perdidas e Racismo no Brasil. Brasília: IPEA, 2013, p.2
Considerando o acima exposto, assinale a alternativa correta:
a)
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é um complemento correto da primeira.
b)
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é um complemento correto da primeira.
c)
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
d)
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
e)
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas
Soluções para a tarefa
Primeiro vamos avaliar as proposições para ver se são verdadeiras ou falsas.
1° proposição: Por um lado, a discriminação econômica se deu pela transmissão intergeracional do baixo capital humano, em face de inexistentes políticas inclusivas (no sentido de equidade), reflexo das preferências elitistas do Brasil colônia, que tornava a escola um espaço para poucos e brancos.
-Correta! A persistência da pobreza, é fundamentada sim pela discriminação econômica, principalmente acentuada pela desigual distribuição de postos de trabalho e salários. E também pela escola como medida inclusiva, após a abolição, ainda era privilégio de poucos, e apresentava acesso facilitado por interesses dos grandes fazendeiros na alfabetização para o direito ao voto.
2° proposição: Por outro lado, a crença em torno de uma raça inferior – que era a ideologia que sustentava a escravidão – não se esgotou com a abolição, mas se perpetuou, refletindo-se em inúmeras manifestações culturais, como na música e nos meios de comunicação, conforme apontado por inúmeros autores, entre os quais e Golzio et al.
- A proposição está correta. A população de afrodescendentes, sempre sofreu com a exclusão e discriminação, não só pelo baixo capital, mas por uma cultura também de ideologia de raças. E isso foi repercutir em manifestações como nazismo, e também em manifestações culturais de resistência.
Com essas colocações em mente, podemos considerar que a resposta correta é a letra A: As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é um complemento correto da primeira.