Português, perguntado por giseleandrizzi, 8 meses atrás

Coluna A
1 - O tópico frasal é o que chamamos de ideia núcleo do parágrafo, ou seja, é "a respeito do que se fala". Há
vários tipos de tópicos frasais.
11 - O desenvolvimento do parágrafo corresponde à expansão da ideia núcleo. Há também diferentes formas
de elaborar o desenvolvimento de um parágrafo.
Coluna B
A-Definição
B - Exemplificação
C - Alusão histórica
D-Testemunho de autoridade
A sequência CORRETA desta associação é
a. I-B; I-D II-A: 11-C.
b.l-B; 1-C; 11-A; II-D.
O'c. l-C; I-D; 1-B; II-A.
od. -D; 1-C; Il-B; II-A.
o e. l-A; I-C; 11-B; II-D.
a​

Soluções para a tarefa

Respondido por camilaaparecidalimam
1

Resposta:

Explicação:

d. -D; 1-C; Il-B; II-A

este  eo certo

Declaração inicial

O autor do texto faz uma declaração forte, capaz de surpreender o leitor, afirmando ou negando algo de início e, em seguida, justifica e comprova a afirmação com os seus argumentos, sejam estes comparações, exemplos, testemunhos de autores, dentre outros. Exemplo: “É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.”

Definição

Uma forma simples e muito usada, a definição possui característica didática. Exemplo: “O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.”

Contraste

Apresentação de elementos que formam uma oposição. Exemplo: “De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de videocassete. É este o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil.”

Interrogação

A pergunta serve para despertar a atenção do leitor para o tema, sendo respondida ao longo da argumentação. Exemplo: “Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim.

Perguntas interessantes