Geografia, perguntado por adrianadaschagastava, 5 meses atrás

coloquem uma resposta grande pois é para um TRABALHO por favor!!

Críticas ruim sobre o Capitalismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mirella421mi
0

Resposta:

acho q ja ta bom ne?

Explicação:

Os grandes problemas do capitalismo relacionam-se com a busca excessiva por lucro, disputa por matérias-primas e recursos naturais, bem como o incremento da individualidade.

O sistema capitalista constituiu-se a partir do final do século XV e início do século XVI, sendo em grande parte consolidado pela crise do feudalismo e pela expansão comercial marítima europeia. Esse sistema primeiramente se estruturou em um viés mercantilista, pautado na intensiva busca por matérias-primas e minérios, bem como nas trocas comerciais, período chamado de Capitalismo Comercial. Posteriormente, com as revoluções industriais, esse sistema estruturou-se na forma do Capitalismo Industrial até alcançar uma nova forma no início do século XX, o Capitalismo Financeiro.

A grande questão é que, embora exista um debate fervoroso entre os defensores e os críticos do Capitalismo, esse sistema apresenta alguns problemas estruturais em sua concepção. É claro que apontar tais problemas não significa necessariamente se opor ao sistema em si, uma vez que muitos capitalistas, inclusive, também fazem críticas ao sistema, geralmente no sentido de sugerir diferentes formas de comportamento para que ele funcione.

primeiro grande problema do sistema capitalista, segundo os principais apontamentos, é a busca excessiva pelo lucro, ou seja, o acúmulo de capitais. Em uma citação famosa, o escritor Elwyn Brooks White afirmou que “O problema com o sistema de lucro sempre foi ser substancialmente pouco lucrativo para a maioria das pessoas”.

Nesse sentido, entende-se que a procura pela acumulação de bens faz com que existam uma maior tendência à concentração de renda e, consequentemente, uma menor democracia no âmbito da economia e da sociedade. Além disso, a busca pelo lucro estaria no cerne do crescimento do individualismo e da busca de meios ilícitos para o enriquecimento, como o roubo e a corrupção.

A disputa insana por matérias-primas e condições mais rentáveis para produzir mercadorias está na base também das críticas direcionadas ao capitalismo e seus problemas. Nesse sentido, registra-se um histórico de guerras – muitas delas anteriores ao próprio Capitalismo – que se justificaram pela busca por melhores condições para o barateamento com a aquisição de produtos primários utilizados na fabricação de outros produtos. Um exemplo é o petróleo, um recurso muito desejado por vários países, o que motivou uma série de conflitos diretos e indiretos!

Perguntas interessantes