História, perguntado por zeleitindoleite, 6 meses atrás

Coloquei História porém é Ensino Religioso. Quem assumiu a tarefa de catequizar os índios durante a colonização das terras brasileiras ? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por pedropetini
0

A catequização dos povos indígenas da América foi um processo que envolveu toda a Igreja Católica, e, principalmente, os padres jesuítas da Companhia de Jesus. E isto está relacionado com uma série de eventos importantes da História.

Em primeiro lugar, é necessário saber que o século XVI foi emblemático para a Igreja Católica. Entre os anos de 1516 e 1517 Martinho Lutero irá fazer sua famosa pregação das 95 teses. Para o monge alemão, havia muitas atitudes de padres e até mesmo do papa que iam de encontro com o que estava escrito na bíblia.

Este contexto, descrito acima, e também a ação de outros religiosos (pro exemplo, João Calvino), marcam o processo da Reforma Protestante. Esta resultou em um rompimento de grupos cristãos com a Igreja Católica, principalmente por conta da cobrança de indulgências e também da dificuldade dos fiéis em ter acesso ao livro sagrado devidamente traduzido para as línguas populares.

Com o aparecimento de novos grupos religiosos e com a adesão de milhares de fiéis e de príncipes poderosos, a religião católica acabou perdendo muitos seguidores e também poder político.

Para solucionar esta situação foi organizado uma série de reuniões que ficaram conhecidas como Concílio de Trento. Uma das medidas adotadas para conquistar mais almas para o catolicismo foi a criação da Companhia de Jesus, um grupo de padres expedicionários que partiriam em missões para converter os povos não cristãos.

Os jesuítas, como eram chamados, foram para países como o Japão e também regiões do continente Africano. Entretanto, foi na América Portuguesa que sua ação ganhou destaque.

Os portugueses tinham muita proximidade com a Igreja Católica. Basta lembrar que era esta instituição que legitimava o Tratado de Tordesilhas, firmado entre Espanha e Portugal em 1494. Logo na chegada dos lusitanos ao território onde hoje é o Brasil, é possível perceber o entusiasmo de Pero Vaz de Caminha ao afirmar que a maior riqueza dessas terras eram os povos que aqui viviam e poderiam ser catequizados.

E a Companhia de Jesus logo tratou de se envolver nessa missão. Junto com o primeiro Governador Geral, Tomé de Souza, 1549, veio Manoel da Nóbrega, que seria responsável por iniciar as atividades do grupo no território colonizado. Posteriormente vieram outros importantes jesuítas, como José de Anchieta, que em 1554, fundou o Colégio de São Paulo, onde, anos depois, daria lugar a uma vila com o mesmo nome e que hoje é a maior cidade do país.

Cabe destacar que a catequização era acompanhada de educação. Os jesuítas fundaram colégios por todo o Brasil e foram muito importantes para letrar desde os povos indígenas até os filhos dos senhores de engenho da colônia. Ainda hoje existem colégios jesuítas no país.

Perguntas interessantes