Psicologia, perguntado por crystiane15, 9 meses atrás

Coloque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Martins (2004) esclarece que a personalidade não se constitui isoladamente e não depende “da vontade dos indivíduos tomados em separado”, mas resulta da experiência social, “da trama de relações que se estabelecem”.
Dessa forma, podemos então compreender que, embora a constituição de nossa personalidade inicie-se no âmbito familiar, o contexto social contribui significativamente para sua consolidação.
( ) Entendendo que a Psicologia Comunitária, como destacou Gois (1993) apud Azevêdo (2009, p. 68), busca “identificar e compreender as relações que são estabelecidas entre os integrantes do grupo”, é apresentado agora, a você, um enorme desafio: despir-se de seus valores pessoais e morais, considerando a formação e a construção do outro a partir também do contexto no qual este se encontra imerso.
( ) Segundo Veronese e Lacerda (2011, p. 422), o conceito de sujeito está relacionado ao que é “singular, peculiar, íntimo de cada ser”, enquanto que o conceito de indivíduo é incorporado à concepção teórica de massa e categoria, considerando que em cada indivíduo, portanto, habita um sujeito.
( ) Touraine (2006, p. 143) apud Veronese e Lacerda (2011, p. 424) tece uma analogia importante nesse sentido, afirmando que: “O sujeito parece encoberto pela banalidade do eu e de sua situação, assim como um livro é encoberto pela areia de uma duna, e não pode mais ser encontrado porque não tem comunicação com a areia que o encobre”. Nesse momento o autor se refere ao fato de que, muitas vezes, “o sujeito está ausente (inconsciente), como se fosse desconhecido”, tal qual um objeto escondido, encoberto, invisível.
Ainda para estes autores, o sujeito surge a partir do atravessamento de um fenômeno social que ecoa em seu consciente e em seu inconsciente e, a partir desse processo, volta a si na tentativa de buscar referências e, nessa busca, acaba entrando no processo de embate, havendo, portanto, a necessidade de conflito. Nesse sentido, “o elemento sujeito de cada ser luta pelos direitos adquiridos para o indivíduo”.
( ) A delicadeza do trabalho do psicólogo é compreender amplamente os processos de transformações sociais e humanas. Como aponta o Código de Ética, em seus Princípios Fundamentais: “O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural” (2005, p. 2, inciso III). Essa orientação pode ser observada, também, em diversas resoluções publicadas pelo Conselho Federal de Psicologia e indica justamente a necessidade de expansão do olhar da Psicologia para os fenômenos humanos, despindo-nos de conceitos rasos, superficiais e de senso comum. Porém, como alertam Veronese e Lacerda (2011, p. 424), “o risco de analisar o indivíduo descolado do contexto social, intervindo de forma igualmente desconectada desse contexto, ainda não foi totalmente superado na ciência psicológica”.
V,V,V,V,V
F,F,F,F,F
V,V,V,F,F
F,V,V,F,V
F,F,F,F,V

Soluções para a tarefa

Respondido por erikamendes0210
0

Resposta:

A alternativa correta é a C

F V V F V

Respondido por marcellediasrj10
0

C) V,V,V,F,F

Espero ter ajudado,bons estudos :)

Perguntas interessantes