Psicologia, perguntado por geli19, 1 ano atrás

Coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas: A. ( ) O marxismo é um conjunto de ideias filosóficas, políticas e econômicas apresentando uma discussão relativa ao fim do sistema capitalista, que produz desigualdades, oriundas nas relações entre opressores (burguesia) e oprimidos (proletários), consideradas classes antagônicas. B. ( ) O existencialismo é um movimento filosófico que dá prioridade à razão, definindo o raciocínio como uma operação mental, discursiva e lógica. C. ( ) O empirismo é uma doutrina que indica um pessimismo e um ceticismo extremos em qualquer situação ou realidade possível. D. ( ) O estruturalismo é uma corrente de pensamento em que os significados dentro de uma cultura são produzidos e reproduzidos através de várias práticas, fenômenos e atividades que servem como sistemas de significação. Caracteriza-se pela oposição à compartimentação do conhecimento em partes isoladas e heterogêneas. E. ( ) O ceticismo caracteriza-se por uma doutrina de constante questionamento e argumenta que não pode afirmar sobre a verdade absoluta de nada.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0
A. ( V) O marxismo é um conjunto de ideias filosóficas, políticas e econômicas apresentando uma discussão relativa ao fim do sistema capitalista, que produz desigualdades, oriundas nas relações entre opressores (burguesia) e oprimidos (proletários), consideradas classes antagônicas.
Correto. O marxismo debruça-se sobre o sistema capitalista, fazendo críticas ao modelo de relação contraditório entre patrão e empregado.

B. (F) O existencialismo é um movimento filosófico que dá prioridade à razão, definindo o raciocínio como uma operação mental, discursiva e lógica.
Falso. O existencialismo é uma crítica à razão e aos modelos de pensamento tradicionais do Ocidente.

C. ( F) O empirismo é uma doutrina que indica um pessimismo e um ceticismo extremos em qualquer situação ou realidade possível.
Falso. O empirismo baseia-se na experiência e no uso da razão/lógica para chegar a suas conclusões, não sendo, por isso, pessimista em seu cerne.

D. (V) O estruturalismo é uma corrente de pensamento em que os significados dentro de uma cultura são produzidos e reproduzidos através de várias práticas, fenômenos e atividades que servem como sistemas de significação. Caracteriza-se pela oposição à compartimentação do conhecimento em partes isoladas e heterogêneas.
Correto. O estruturalismo baseia-se em sistemas de significação produzidos pelas atividades humanas no mundo.

E. ( V) O ceticismo caracteriza-se por uma doutrina de constante questionamento e argumenta que não pode afirmar sobre a verdade absoluta de nada.
Correto. O ceticismo é uma crítica às certezas e dogmas, lançando questões quanto a veracidade de verdades aceitas.

Respondido por Gustavo5432
0
Olá

( V ) O marxismo é um conjunto de ideias filosóficas, políticas e econômicas apresentando uma discussão relativa ao fim do sistema capitalista, que produz desigualdades, oriundas nas relações entre opressores (burguesia) e oprimidos (proletários), consideradas classes antagônicas. 

( F ) O existencialismo é um movimento filosófico que dá prioridade à razão, definindo o raciocínio como uma operação mental, discursiva e lógica. 

( F ) O empirismo é uma doutrina que indica um pessimismo e um ceticismo extremos em qualquer situação ou realidade possível. 

( V ) O estruturalismo é uma corrente de pensamento em que os significados dentro de uma cultura são produzidos e reproduzidos através de várias práticas, fenômenos e atividades que servem como sistemas de significação. Caracteriza-se pela oposição à compartimentação do conhecimento em partes isoladas e heterogêneas. 

( V ) O ceticismo caracteriza-se por uma doutrina de constante questionamento e argumenta que não pode afirmar sobre a verdade absoluta de nada.

Espero ter ajudado
Bons estudos!
Perguntas interessantes