Colonização espanhola na américa resumo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segue abaixo
Explicação:
A colonização espanhola foi marcada pelos espanhóis chegando às américas no primeiro século da idade moderna, na região da América Central.
Como encontraram metais preciosos de forma imediata e viram que o solo americano era favorável para atividades agropecuárias, os espanhóis começaram a estabelecer colônias locais com mão de obra indígena.
Um acordo entre Portugal e Espanha foi estabelecido pelo direito à posse e exploração de terras a partir de uma longitude específica, no chamado de tratado de Tordesilhas. Neste período Portugal se focava na questão do comércio com o oriente e Espanha se focava com a exploração das américas.
O problema da Espanha é que o território descoberto era imenso, de tal modo que era quase impossível explorá-lo totalmente. No entanto, ela obteve sucesso na América Central e do Sul, ainda que perdendo territórios para Inglaterra, França e Portugal nessa época.
Séculos mais tarde, a Espanha vai perdendo o controle de suas províncias por todo o continente americano. Como o território é imenso e como diferentes sociedades se estabeleceram, surgem diversos países por todo o continente. Movimentos populistas como a revolução de Simon Bolívar fomentar a a identidade nacional desses países.
A América Latina então fica marcada pelo seu processo de colonização, com frequentes regimes totalitários tanto por parte de elites como de revoluções socialistas.
A Espanha, no entanto, também esteve presente nas ilhas do pacífico, sem grande presença se comparado ao processo nas américas.