colonização da áfrica islâmica
Soluções para a tarefa
As fronteiras na África foram determinadas entre os séculos 15 e 16, com a colonização européia. Como cada país europeu conquistou regiões diferentes, então as fronteiras respeitaram essa divisão. Como, no entanto, a marcação territorial não respeitou a distribuição dos povos que já viviam ali, alguns deles foram divididos em diferentes países ou, em alguns casos, grupos inimigos ficaram sob o mesmo governo.
Antes da chegada deles, o que existia eram sociedades tribais organizadas, e não estados nacionais. A África não foi o único continente onde esse tipo de imposição aconteceu. Na América Latina como um todo, incluindo o Brasil, sabe-se que os povos que não foram dizimados pelos colonizadores tiveram que viver segundo a organização imposta pelos estrangeiro.
Em meados do século XIX, as grande potências da europa despertaram um interesse pelo continente africano, que até então só havia sido atingida na parte periférica, principalmente por portugueses e espanhóis.
Logo, o continente já estava sendo dividido entre alguns estados da Europa, e em 1884-85, na Conferência de berlim, que reuniu quatorze países europeus, além da Rússia e EUA, esta partilha foi aprovada.