História, perguntado por jujuaide1234, 11 meses atrás

Colonialismo do século XVI

Soluções para a tarefa

Respondido por beatryzsilva11
4

Resposta:

Explicação:

O colonialismo é uma forma de imposição de autoridade de uma cultura sobre outra. Ele pode acontecer de forma forçada, com a utilização de poderio militar ou por outros meio como a linguagem e a arte. A dominação portuguesa no Brasil é um bom exemplo de colonialismo, assim como a colonização da África, destruição da cultura dos povos andinos e a influência da cultura americana em países subdesenvolvidos.

A forma mais popular do colonialismo ocorre por interesses capitalistas, quando um país explora os recursos naturais do outro para crescer economicamente. Na América do Sul, isso aconteceu com a colonização portuguesa e espanhola, os colonizadores, movidos por armas de fogo, exploraram e aniquilaram populações locais e se designaram donos das terras recém 'descobertas'.Os dois tipos de colonização que existem são: de exploração e de povoamento. Na primeira são retirados os recursos naturais e minerais do país, os quais são comercializados pelos colonizadores. No segundo, o interesse é desenvolver a região colonizada. Criam-se leis, há um investimento na economia e melhorias da infraestrutura.

O colonialismo pode ser dividido em duas etapas: a primeira começa na Europa Ocidental entre os anos de 1415 e 1800. Foi liderada por Portugal e Espanha que criaram rotas pelas pelas Índias. Neste momento, o interesse era o comércio de especiarias. A segunda fase tem dois períodos. O primeiro vai de 1815 a 1880, quando a política expansionista vinha somente de países da Europa já estabelecidos. A segunda pode ser datada entre os anos de 1880 a 1914, quando chegou no continente africano, regiões asiáticas e do Pacífico.Esta época é considerada o ápice do colonialismo, quando o império da Inglaterra tornou-se o maior do mundo. Embora os ingleses tivessem a hegemonia, nações como Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Brasil também eram fortes potências do colonialismo.

Mas o colonialismo também pode ser encontrado na arte e na linguagem. Na primeira gravura (1), Tupinambás são retratados como canibais separando as vísceras do inimigo. Já na segunda (2), homens, mulheres e crianças fazem um churrasco e consomem pedaços do corpo de seres humanos. Na verdade, estas imagens são tendenciosas e obedecem os interesses expansionistas da época. Os povos explorados eram tidos como animais irracionais, o que legitimava a colonização que lhes tornaria seres humanos 'normais'.

Os critérios utilizados na criação destas gravuras foram o exótico e fantástico, os ilustradores não presenciavam nenhuma destas cenas, apenas faziam-nas com base em relatos e esboços recebidos por viajantes.

Outra forma de colonialismo dá-se na linguagem a na imposição de uma religião. Os portugueses evangelizaram os habitantes do Brasil, impondo o cristianismo e ignorando os deuses indígenas que provinham de figuras naturais como a Lua, o fogo e o Sol. Na linguagem é possível encontrar a influência da cultura de países dominantes até hoje, como nas palavras que sofreram processo de aculturação como: hambúrguer, fast-food (EUA), buffet, abajur (França), etc

Respondido por luisfernandosouza
1

Explicação:

O colonialismo é uma prática de dominação política, econômica e cultural de uma formação social sobre outra.

O colonialismo se desenvolveu de maneira diferente ao longo do tempo e em cada um dos territórios explorados, assim como cada país desenvolveu modelos próprios de colonização.

Grandes navegações

Ao longo do século XV, o processo de centralização política pelo qual passou a Europa resultou na formação dos primeiros Estados Modernos, entre eles Portugal e Espanha.

Entre outros fatores, a localização geográfica, a centralização política e a necessidade de expandir o comércio levaram esses países a empreender grandes expedições marítimas pelo Atlântico. No contexto do mercantilismo, essas expedições tinham por objetivo principal adquirir produtos, em geral especiarias, para comércio no mercado europeu.

Com a descoberta das novas terras, ainda no século XVI, os países europeus iniciaram processos de colonização na América.

Pacto colonial

Durante muito tempo, as relações de colonialismo foram compreendidas sob a ideia de “pacto colonial”. Ou seja, a existência de um tipo de relação comercial em que a metrópole europeia exportava seus produtos a preços elevados para a colônia, que por sua vez, era obrigada a vender seus produtos à metrópole por preços baixos, relação típica do mercantilismo.

Portugal

Em 1530, tem início a primeira grande expedição colonizadora do Brasil. Seu principal objetivo era proteger o território de invasores, especialmente os franceses, fazer valer os marcos do Tratado de Tordesilhas e introduzir a administração portuguesa sobre a colônia.

A economia brasileira se concentrou na monocultura do açúcar em grandes latifúndios, demandando trabalho escravo. Posteriormente, entre os séculos XVII e XVIII, houve a descoberta de ouro, principalmente na região de Minas Gerais e do Centro Oeste. De forma minoritária, outros produtos como algodão e fumo também foram cultivados no Brasil, houve o desenvolvimento da pecuária na Região Sul, e a exploração das drogas do sertão na Região Amazônica.

Outro ponto característico da colonização portuguesa na América foi o processo de catequização dos povos indígenas pelos jesuítas.

Espanha

A colonização da América espanhola se deu com a chegada de colonos que combateram as populações locais, como os astecas e os incas, e almejavam o enriquecimento e a conquista de terras.

A divisão administrativa era baseada em Vice-Reinados, que mais tarde dariam origem aos países hispano-americanos. Logo no início da colonização espanhola, houve a descoberta de grandes quantidades de metais preciosos.

Inglaterra

A entrada da Inglaterra na disputa por colônias na América se deu tardiamente em relação aos países ibéricos. Além do estabelecimento de colônias na América Central, as principais colônias inglesas se constituíram na região que deu origem aos Estados Unidos.

As primeiras expedições para povoamento se deram entre os séculos XVI e XVII. O marco desse processo foi a chegada donavio Mayflower em 1620 à região que seria batizada de Nova Inglaterra.

Nos Estados Unidos se estabeleceu uma diferença entre as Colônias do Norte, onde os imigrantes estabeleceram pequenas propriedades familiares, baseadas na policultura voltada ao mercado interno e mão de obra livre, enquanto as Colônias do Sul foram marcadas por grandes propriedades rurais, baseadas na monocultura voltada para a exportação, e utilizando mão de obra escrava.

França

As expedições francesas foram amplamente financiadas pela coroa e ligadas à competição com as potências rivais. A França estabeleceu suas colônias principalmente na América do Norte e Central, em regiões do Canadá, Estados Unidos e Haiti, mas também tentou ocupar áreas do Brasil, entrando em disputa com os portugueses, sem, contudo, conseguir sucesso.

Os principais produtos obtidos nas colônias do norte eram peles e pescados e, na América Central, produtos tropicais como açúcar, tabaco, cacau e algodão.

Perguntas interessantes