Colocando à prova Imagine que você desenvolveu um produto super bacana e finalmente conseguiu um grupo de investidores interessados em banca-lo. Eles te convidaram para uma apresentação, amanhã de manhã. Você conhece muito bem o seu produto, mas não conhece tão bem assim os investidores. Então, você resolve ler um pouco a respeito deles na internet antes de preparar sua apresentação. O ideal é que: I. Organize seu tempo para poder realizar uma tarefa por vez, se possível, em um ambiente tranquilo e silencioso. II. Preste atenção ao contexto das informações: onde você vai ler sobre seus possíveis investidores – em um site de fofocas da sociedade ou em redes sociais voltadas para a questão profissional? III. Realize suas leituras a respeito dos seus investidores com calma, separando o que são informações pessoais relevantes ou não e informações profissionais que podem ser úteis na hora de realizar seu pitch. IV. Organize suas informações de forma clara. Se você achar que algum termo não está claro, pesquise o significado e seja pontual. V. Quanto terminar a apresentação, teste-a com um(a) parceiro(a), amigo(a) ou com você mesmo na frente do espelho. Contar sobre o que você leu e escreveu é uma boa forma de verificar se as informações estão coerentes e coesas e se, de forma geral, fazem sentido. Está correto apenas o que se afirma em II, III, IV e V I, II e III II e IV I, II, III, IV e V
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa D (I, II, III, IV e V).
Explicação:
Todos os itens estão corretos e descrevem como deve ser a preparação para uma apresentação.
I - É importante que você realize uma tarefa por vez para não se sobrecarregar e acabar sem resolver nenhuma.
Conhecer o público é bastante importante: tanto para saber o que falar quanto pra saber como falar.
II - Buscar fontes confiáveis também é de extrema importância. Buscas em blogs pessoais nunca são bem vistas.
III - Ao pesquisar sobre os investidores, é importante focar nos dados profissionais deles (tipo de produto que mais investem; patrimônio investido etc) e deixar os pessoais de lado.
IV - A organização de forma clara faz com que você aparente conhecer mais sobre o assunto. Por isso é importante evitar termos genéricos e é preferível usar termos mais pontuais (específicos)
V - Treinar a apresentação é bastante importante. Dessa forma você sabe exatamente quanto tempo gastar em cada ponto e o que precisa ser melhorado. Apresentar para amigos ajuda também a perder o medo e torna a apresentação mais fluida.