Coletores de lixo criam biblioteca comunitária com milhares de livros encontrados nas ruas POR GABRIEL PIETRO - 8 DE JUNHO, 2021 Um grupo de coletores de lixo de Ancara, na Turquia, se uniu para abrir uma biblioteca pública com os livros que eles coletaram ao longo de sete meses limpando a capital turca. Ao todo, milhares de livros descartados foram reciclados e agora estão disponíveis para uso gratuito entre a população. A biblioteca comunitária começou graças ao coletor Serhat, 32 anos, que teve a ideia de guardar os livros que encontrava nas ruas. O sonho de Serhat era ter uma biblioteca, seja em casa, seja de uso público. Aos poucos, seus colegas começaram a fazer o mesmo e acabaram conseguindo reunir livros suficientes para construir um pequeno acervo de uso interno dos trabalhadores. Nos meses seguintes, os coletores continuaram ampliando o acervo de livros, cogitando a possibilidade de criar uma biblioteca comunitária para eles e suas famílias. Com o tempo, o espaço cresceu tanto que os trabalhadores resolveram entrar em contato com o prefeito da cidade, pedindo ajuda para levar os livros até um local onde toda a comunidade poderia ter acesso. Dessa forma, a prefeitura viabilizou e adaptou uma antiga olaria do bairro Çsankaya, que estava fechada há mais de vinte anos, transformando-a em uma biblioteca. A notícia inspirou os moradores da região, que doaram centenas de livros, catálogos e revistas para expandir o acesso da comunidade. Ao todo, mais de 6 mil livros foram catalogados – desde opções para as crianças à obras de ficção científica e acadêmica. [...] Disponível em: . Acesso em 08 jun 2021. 1. A responsabilidade pela criação da biblioteca a partir dos livros encontrados é de * 1 ponto a) uma única pessoa. b) um grupo de coletores. c) a prefeitura local. d) os moradores da região. 2. Segundo a intencionalidade do gênero notícia, este texto só foi escrito devido * 1 ponto a) a sua grande relevância e repercussão social. b) a falta de assunto e sobra de espaço nos jornais. c) o desconhecimento do autor sobre o que noticiar. d) a necessidade de tecer uma opinião sobre um fato.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na cidade de Ancara, capital da Turquia, um grupo de coletores de lixo se uniu para abrir uma biblioteca pública com os livros coletados ao longo de sete meses limpando as ruas da região. A ideia de criar a biblioteca pública veio do coletor Serhat, de 32 anos, que resolveu guardar os livros que encontrava.
Explicação:
1)B 2)A
01. A responsabilidade pela criação da biblioteca a partir dos livros encontrados é de um grupo de coletores. Assim, faz-se correta a LETRA B.
Conforme podemos ler na notícia (ver imagem), um grupo de coletores de lixo de Ancara se juntou para que a biblioteca comunitária fosse criada. Enquanto faziam a limpeza das ruas eles recolheram, por sete meses, milhares de livros e decidiram reciclá-los e expô-los nessa biblioteca.
A iniciativa partiu do coletor Serhat, mas ele contou com a colaboração de sus colegas de profissão, que também se envolveram no projeto.
02. A notícia (ver imagem) foi escrita, segundo a intencionalidade desse gênero, devido a sua grande relevância e repercussão social. Assim, faz-se correta a LETRA A.
⇒ A criação da biblioteca comunitária certamente teve grande repercussão social, sendo um assunto de relevância para a sociedade.
O objetivo de uma notícia não é opinar a respeito de algo, retratar assuntos dos quais o autor não tem conhecimento ou simplesmente ser escrita porque o jornal (ou outro meio de comunicação) está sem assunto e com espaço sobrando.
O objetivo dos gêneros jornalísticos é informar o leitor. Por isso sempre são escritos assuntos relevantes e de interesse da sociedade em geral.
Leia também:
- https://brainly.com.br/tarefa/26197274
Bons estudos!