Coletar dados cinéticos das reações químicas e analisá-los, para determinar a velocidade das reações, levar os químicos ou engenheiros químicos a proporem mudanças que aumentam a eficiência do processo reacional. O gráfico a seguir (FIGURA 02) representa o comportamento cinétic de uma reação. analisando a figura 2 (está na imagem) é possível dizer que a velocidade média de consumo do reagente A é de aproximadamente a) 0,01 mol/L min 3,0 mol/L min c) 1,0 mol/L min d) 0,03 mol/L min e) 6,25 mol/L min
Soluções para a tarefa
A velocidade de consumo do reagente A é de 6,25mol/min. Dessa forma, a alternativa E é a correta.
Velocidade de reação
Chamamos de velocidade de reação o quanto varia na quantidade de reagentes e produtos com o tempo. Assim como na física a velocidade é dada pelo deslocamento, ou seja, a variação de posição, dividido pelo tempo, na química verificamos a variação da concentração. Portanto:
velocidade da reação = Δconcentração/Δtempo
A velocidade de reação pode variar de acordo com a temperatura, uso ou não de catalisador, pressão e outros fatores.
Observando o gráfico dado pela questão, vemos que o eixo y está como 1/[A], ou seja, o inverso da concentração. Dessa forma, temos que calcular qual a concentração no início e no fim, para verificarmos quanto foi consumido em determinado tempo.
- Para t = 0 min :
1/[A] = 0,02 L/mol
[A] = 50 mol/L
- Para t = 6 min:
1/[A] = 0,08 L/mol
[A] = 12,5 mol/L
Isso faz sentido, pois se estamos analisando o reagente e assim espera-se a diminuição da concentração do mesmo durante a reação.
Agora, vamos verificar quanto foi consumido de A, portanto:
Δ[A] = 50 - 12,5
Δ[A] = 37,5 mol/L
O tempo inicial que usamos foi 0 e o tempo final foi 6, portanto temos um Δt = 6. Assim:
v = Δ[A]/Δt
v = 37,5 / 6
v = 6,25 mol/L*min
Veja mais sobre velocidade de reação em: https://brainly.com.br/tarefa/35459120
#SPJ1