Colesterolemia é uma condição metabólica ocasionada pela alta quantidade de colesterol, um lipídeo, na corrente sanguínea. Como são classificados os lipídeos? Qual a importância do colesterol mencionado?
Soluções para a tarefa
Lípideos simples : ésteres de ácido graxo e gliceróis. Ex.: gorduras (sólidas); óleos (líquidas); ceras; São os glicerídeos, esterídeos, cerídeos.
Lipídeos complexos ou compostos: ésteres de ácido graxo e gliceróis E OUTRO COMPOSTO. Ex.: fosfolipídeos; glicolipídeos (cerebrosídeos); lipoproteínas; esteróides
São fonte de ácidos graxos essenciais (ácidos linolênico e linoléico); agem como portadores de vitaminas solúveis em gordura (A, D, E e K); e são fonte importante de energia.
Colesterol- é um lipídeo derivado - ésteres de ácido graxo que produzidos no fígado são excretados pela bile após atuação da lecitina acetiltranferase. No sangue é transportado pelo LDL, HDL e VLDV ou de forma livre. Funções: compõe as membranas celulares, a síntese de hormônios esteroides e a síntese de sais biliares e de vitamina D.
Digestão autofágica é uma estratégia de sobrevivência do organismo contra algumas doenças como o câncer ou mesmo o envelhecimento precoce. Digestão heterofágica é uma estratégia de sobrevivência do organismo contra microrganismo.
*RESPOSTA*
Todas as células do nosso corpo realizam autofagia ou degradam e reciclam partes de si mesma para garantir sua sobrevivência. Quando um organismo é privado de alimento e as reservas do seu corpo se esgotam, as células, como estratégia de sobrevivência no momento de crise, passam a digerir partes de si mesmas. No dia-a-dia da vida de uma célula, a autofagia permite destruir organelas celulares desgastadas e reaproveitar alguns de seus componentes moleculares. A relação à digestão heterofágica, o que ocorre é a entrada de moléculas ou microrganismos na célula por fagocitose ou pinocitose. Após essa digestão, caso existam resíduos, eles são eliminados ou reaproveitados pela célula.
A digestão autofágica é quando os lisossomos digerem alguma organela dentro da célula, assim podem ser eliminados organelos que deixaram de ser essenciais à atividade celular. Muitas das vezes a autofagia dos lissossomos é ativada quando há condições adversas do meio, por exemplo, a falta de nutriente, contribuindo para a sobrevivência da célula. A autofagia permiti destruir organelas celulares e reaproveitar alguns de seus componentes celulares. No entanto, o nível autofágico pode ser aumentado como resposta portetora, resultando na adaptação e sobrevivência, porém o excesso desse processo autofágico pode levar à morte celular, com isso, em estágios mais avançados do câncer, a autofagia pode garantir a execução da morte celular. Já a digestão heterofágica se dá pela digestão de partículas por fagocitose e pinocitose. A heterofagia digere estruturas estranhas, ou que não será mais utilizada que vem do exterior da célula, ou seja, é uma forma de estratégia de sobrevivência do organismo contra microrganismo.