Biologia, perguntado por fellypecoelhooo, 10 meses atrás

(Colégio Naval/ Modificada) Suponha que do total

de alimentos produzidos no Brasil, alguns itens

nutricionais sejam desperdiçados nas porcentagens

apresentadas na tabela abaixo.

Porcentagem aproximada de desperdício anual de

itens alimentares no Brasil.

Item alimentar Desperdício aproximado

1 - Couve 25%

2 - Peixe 30%

3 - Cenoura 27%

4 - Laranja 22%

Se uma parcela dos alimentos destacados fossem 100%

utilizados na alimentação de pessoas carentes, quais

seriam os tipos de vitaminas absorvidas por essas

pessoas na ingestão desses alimentos? Quais

respectivos problemas seriam evitados pelas pessoas

que se alimentassem desses alimentos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelevaldez
7

Bom dia

Pra respondermos esta questão precisamos relembrar alguns conhecimentos e organizarmos os mesmos.

Vamos elencar os nutrientes presentes em cada um dos alimentos descritos na questão e seus principais benefícios.  

1- Couve:

Fornecer proteínas, fibras, cálcio e ferro, e quantidades consideráveis de outras vitaminas e minerais essenciais  - fonte importante de cálcio, Vitamina A (que ajudam a proteger contra o câncer, doenças cardíacas, catarata e outras doenças do envelhecimento por meio de suas propriedades antioxidantes, também ajuda a manter o sistema imunológico em forma), as folhas verde-escuras também são uma boa fonte de vitamina C, um excelente antioxidante.

 Com base nessas propriedades podemos ver que algumas doenças poderiam ser evitadas, como por exemplo com a ingestão do cálcio que atua na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa de funções neuromusculares. Ou da proteína que são responsáveis pelo crescimento e pela reparação de tecidos.

2- Peixe alimento rico em:

Ômega 3 - É um ácido graxo que auxilia e evita a formação de placas de ateroma, responsáveis pelo entupimento dos vasos sanguíneos.

Ajuda na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e da pressão arterial. Está associado a redução do risco de desenvolver diversas doenças, entre elas: diabetes; derrames; asmas; síndromes inflamatórias intestinais (colites) e alguns tipos de câncer e Alzheimer.

Ferro - Atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. O ferro reduz o nascimento de bebês prematuros, melhora a capacidade de aprendizagem em criança e aumenta a resistência a infecções. Nos adultos, a falta de ferro pode causar anemia, fadiga e diminuir a capacidade produtiva.

Vitamina B12 - Esta vitamina, também conhecida como cobalamina, mantém as células vermelhas e nervosas do sangue saudáveis e ajuda a metabolizar as gorduras no organismo. A carência de vitamina B12 pode causar anemia perniciosa, síndrome de má absorção, hipotireoidismo e baixa produção de ácido clorídrico.

Cálcio - Ele atua juntamente com a vitamina K, no sistema circulatório, auxiliando na coagulação do sangue. Alimentos fontes de cálcio são responsáveis pelo equilíbrio do organismo humano como um todo. O cálcio também previne doenças dos ossos, como a osteoporose.

Fosforo - Possui um importante papel na constituição da membrana celular, pois participa da composição dos fosfolipídios. Também auxilia na formação dos ossos e dentes (onde se encontra a maior parte do fósforo em nosso corpo, combinado com o cálcio), bem como auxilia nas contrações musculares.

Cobalto - É essencial para a função normal de todas as células, particularmente das células da medula óssea, sistemas nervoso e gastrointestinal

Iodo - Promove o crescimento e o desenvolvimento do organismo do cérebro. Contribui também para a saúde, mantendo em equilíbrio as funções do organismo. Além de melhorar a resistência às infecções

3 - Cenoura:

A cenoura é conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um poderoso antioxidante responsável por sua cor alaranjada. Fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio e vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C. Que trazem beneficios para pele (Evitando doenças e complicações) , digestão e visão.

4 - Laranja:

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.

- A laranja está composta por vitamina C, flavonóides e betacaroteno, os quais em conjunto funcionam como um potente antioxidante, o qual ajuda a limpar o organismo prevenindo doenças vasculares, cardíacas, degenerativas  e câncer.

- Vitamina C que ajuda na formação do colágeno, ossos, dentes, glóbulos vermelhos, e favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência as infecções.

- Favorece o sistema digestório: a laranja possui magnésio, um mineral que se relaciona com o funcionamento do intestino, nervos e músculos. Atua como um analgésico para as dores de estômago desinfeta e dissolve os resíduos acumulados para facilitar a digestão.

- A  vitamina C também aumenta notavelmente a absorção de ferro, evitando a anemia ferropriva.

- As propriedades da laranja ajudam a combater o colesterol ruim (LDL).

- A laranja possui propriedades muito benéficas para a pele, já que ajuda a manter a pele hidrata e saudável. É ideal para reconstruir a pele e reparar os tecidos lesionados.

Perguntas interessantes