História, perguntado por Bielzin123, 1 ano atrás

coisas importantes que Campos Sales fez por favor é trabalho me ajudem 25 pts

Soluções para a tarefa

Respondido por rebeca7933
2

Resposta:

conteve os salários, cortou investimentos, reduziu gastos públicos e aumentou impostos, medidas que prejudicaram grandemente a população assalariada.


Bielzin123: muito obrigado
rebeca7933: disponha
Respondido por NCGzNovaiEarth
1

Resposta:Vou escrever bem detalhadamente espero que entenda e que te ajude vou negritar as partes mais importantes.

Caricatura de Campos Sale

Explicação:

DESENVOLVEU A SUA POLÍTICA DOS ESTADOS mais conhecida como política dos governadores, através da qual afastou os militares da política e estabeleceu a República Oligárquica, segunda fase da República Velha.[2] E assim se manifestou a respeito:

Caricatura de Campos Sales e Prudente de Morais na Revista Illustrada.

Campos Sales e Júlio Roca (à direita)

“ Outros deram à minha política a denominação de "Política dos Governadores". Teriam acertado se dissessem "Política dos Estados". Esta denominação exprimiria melhor o meu pensamento! ”

E esse seu pensamento foi definido assim por Campos Sales:

“ Neste regime, disse eu na minha última mensagem, a verdadeira força política, que no apertado unitarismo do Império residia no poder central, deslocou-se para os Estados. A Política dos Estados, isto é, a política que fortifica os vínculos de harmonia entre os Estados e a União é, pois, na sua essência, a política nacional. É lá, na soma destas unidades autônomas, que se encontra a verdadeira soberania da opinião.[2] O que pensam os Estados pensa a União! ”

Através da Política dos Estados, obteve o apoio do Congresso através de relações de apoio mútuo e favorecimento político entre o governo central, representado pelos presidentes da república e os estados, representados pelos respectivos governadores, e municípios, representados pelos coronéis. Era preservada a autonomia e independência dos governos municipais e estaduais desde que os governos municipais apoiassem a política dos governos estaduais, e que, por sua vez, os governos estaduais apoiassem a política do governo federal.[2] Com esta forma de governar Campos Sales conseguiu a estabilidade política do Brasil.[5] Essa estabilidade se dava pela manipulação dos resultados através da Comissão Verificadora de Poderes ou Comissão de Verificação de Poderes, formada por deputados federais. Ocorre que o presidente tinha controle sobre ela. Daí em diante, a fraude eleitoral era cometida pela própria comissão que só reconhecia como eleitos os candidatos do governador. Chamava-se a isso de degola das oposições, que daí em diante se via sem condições de ganhar uma eleição. Esta política fora iniciada e testada, anteriormente, quando Campos Sales, como governador de São Paulo, garantiu o poder local dos coronéis desde que eles se filiassem ao PRP e apoiassem os governadores de São Paulo.[16]

CAMPOS SALES CONSEGUIU TAMBÉM ESTABELECER UM EQUILÍBRIO ENTRE O PODER DOS ESTADOS, como o rodízio de mineiros e paulistas na presidência e na vice-presidência da república, chamada política do café-com-leite, que foi explicado assim por Campos Sales, assim se expressando em relação à necessidade de ele próprio conduzir sua sucessão presidencial que se daria em 1 de março de 1902, para a qual Campos Sales indicou o paulista Rodrigues Alves como candidato à presidência, e explica ainda a necessidade de um vice-presidente mineiro:

“ Se nos achássemos em condições normais de vida política, com partidos políticos bem assinalados entre si, obedecendo cada um à autoridade de seus chefes legítimos…conservar-me-ia em posição neutra para oferecer aos contendores todas as garantias eleitorais, mas bem diversa é a situação da república… e é preciso evitar, com decidido empenho, as agitações sem base no interesse nacional que não serviriam senão para levar à arena política as ambições perturbadoras que têm sido e serão sempre os eternos embaraços a proficuidade da ação administrativa....(e explica a necessidade de um vice-presidente mineiro para Rodrigues Alves)..Tenho motivos para acreditar que Minas só aceitará a combinação que também entrar um mineiro e para evitar embaraços julgo conveniente indicar Silviano Brandão para vice presidente! ”

Perguntas interessantes