História, perguntado por gg099, 3 meses atrás

CMSP

Sobre o fenômeno histórico que resultou na queda da monarquia brasileira e Proclamação da República, é correto afirmar:

A) Que se deu no contexto, assim como no Primeiro Reinado, da sucessão da Coroa Portuguesa, ao qual D. Pedro II era postulante.

B) Que aconteceu através de movimentos populares dispostos a implantar um regime democrático no país.

C) Que ocorreu através de um Golpe Militar, em 15 Novembro de 1889, sob liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, se valendo do isolamento político e social do Imperador.

D) Que precisou debelar a resistência de vários setores sociais dispostos a sustentar a Monarquia, em especial a dos libertos.

E) Que foi resultado de intensas negociações entre o alto comando militar e o Imperador, disposto a renunciar após constatar a impopularidade de seus herdeiros.


jeehmakallin: Resposta: C que ocorreu através de um golpe militar, em 15 de novembro

Soluções para a tarefa

Respondido por sara4097vitoria
1

Resposta:

A alternativa correta é a letra:

(C) Que ocorreu através de um Golpe Militar, em 15 Novembro de 1889, sob liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, se valendo do isolamento político e social do Imperador.

 Espero ter ajudado !!


stormgamer71: A queda da monarquia brasileira e consequente Proclamação da República ocorreu através de um Golpe Militar, em 15 Novembro de 1889, sob liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, se valendo do isolamento político e social do Imperador Dom Pedro II. Alternativa C.
Respondido por larissamagrani
1

Com a Proclamação da República, o Segundo Reinado caiu em declínio com a Lei Áurea e com a perca do apoio da elite brasileira (C).

O Segundo Reinado (1840-1889) foi um período de governo de Dom Pedro II e iniciou-se por meio do Golpe da Maioridade e se estendeu até a Proclamação da República e o declínio da monarquia.

Neste sentido, com a pressão de Napoleão Bonaparte em acabar e erradicar a escravidão no Brasil, o país viu-se pressionado em decretar a Lei Áurea e, assim, ser o último país a abolir a escravidão.

No mesmo contexto, os donos de terras e a elite da nação decidiram não contar com o Império quanto a assuntos econômicos e enriquecimento, pois o trono português não tinha mais estabilidade nem poder para manter os negócios da nação.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/6218709

Anexos:
Perguntas interessantes