(CMSP) Sobre a Primavera Árabe, observe as proposições a seguir:
I – Tratou-se de um fenômeno histórico que teve nas redes sociais parte considerável de sua organização e logística, se valendo da impossibilidade do Estado em exercer censura no ativismo digital.
II – Iniciou-se na Tunísia e espalhou-se boa parte do mundo islâmico no norte da África e Oriente Médio, provocando desde concessões por parte dos governos até violentas rupturas políticas e guerras civis.
III – Todos os grupos que ascenderam politicamente como consequência de tal processo são altamente alinhados aos interesses europeus e estadounidenses.
São corretas as proposições:
- Apenas a I
- Todas, exceto a III
- Nenhuma
- Apenas a II e III
- Apenas a I e a III
Soluções para a tarefa
Todas, exceto III.
Explicação:
- Não houve nenhuma citação política e sua consequência dos estados unidos e o continente Europeu, mas apenas protestos políticos nas redes sociais (pesquisa: As redes sociais desempenharam um papel considerável nos recentes movimentos contra a ditadura nos países árabes. A propagação do movimento conhecido como Primavera Árabe, que começou em 2010 na Tunísia, para todo o Norte da África e Oriente Médio não teria sido a mesma sem os recursos proporcionados pela internet.).Ela começou 18 de Dezembro de 2010 e com seu término em 2012 em Dezembro.
- O que os manifestantes da Primavera Árabe visavam?
Entende-se por Primavera Árabe a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida. Onde foi citado na II.
Sobre a Primavera Árabe, compreendemos que os grupos que ascenderam ao poder, foram de diversas correntes políticas. Temos os grupos fundamentalistas no Egito e na Síria, por exemplo, que desafiam o alinhamento europeu e estadunidense. Assim, a resposta correta é, TODAS, EXCETO A III.
A relação entre as redes sociais e os movimentos organizados garantiram a possibilidade massiva de informação. Porém, a ocupação das praças foram os marcos do movimento, como a praça Tahir no Egito.
A Tunísia iniciou o movimento, principalmente com o comerciante que ateou fogo nele mesmo, como uma forma de protesto contra o governo tunisiano.
Saiba mais sobre a primavera árabe https://brainly.com.br/tarefa/12159023