Clima e vegetação!
Qual o clima mais propício e a correção necessária para o cultivo de Oliveira no Brasil?
Soluções para a tarefa
Solo: franco-arenoso, com bom escoamento de água e aeração às raízes
Clima: subtropical ou temperado
Colheita: após 3 anos do plantio, com pico de produção entre 10 e 50 anos
Dê preferência para as que exigem menores quantidades de horas de frio e diversifique o plantio entre três ou quatro cultivares, para assegurar a polinização e reduzir riscos de perder exemplares com pragas e doenças. O uso de um mesmo cultivar em cada fileira ainda facilita a colheita, já que cada um tem sua época de maturação de frutos.
Ambiente De clima frio é o mais indicado para o plantio. Porém, a cultura não tolera geadas, que danificam galhos, troncos e até diminuem a qualidade dos frutos. O período de floração deve ser seco, pois a umidade pode interferir no processo de polinização da planta, que ocorre por meio do vento.
Plantio Evite áreas que acumulam água e que tenham solo muito fértil. Se houver deficiência nutritiva no solo, adicione anualmente de 18 a 45 quilos de nitrogênio por hectare. Desde que seja moderadamente ácido ou básico, o pH pode oscilar entre 6,5 e 7,5. Em Minas Gerais e São Paulo, plante a oliveira em abril ou maio sob sol pleno. Na Região Sul, indica-se o cultivo em setembro, outubro e novembro (períodos de menor risco de geadas).
Cuidados Para adubação, espalhe em cada árvore de 0,75 a 0,8 metro cúbico de composto rico em nitrogênio ou esterco em uma área de 2,7 x 2,7 metros. Nos primeiros dois anos de plantio, use o sistema de irrigação de gotejamento de superfície e, em seguida, passe para o enterrado. Por último, faça uma aplicação de nutrientes minerais solúveis em água via sistema de irrigação (fertirrigação). Após cada rega, cubra a área com palha, alfafa, soja ou ervilha, para manter o solo fresco e inibir o crescimento de ervas daninhas. Para o cultivo de frutos, molhe a planta com mais frequência, enquanto para a produção de azeite, reduza as irrigações. Entre o fim do inverno e o começo da floração, comece a poda de cima para baixo, realizando cortes grandes antes dos menores.
Espaçamento Entre linhas e entre plantas, as medidas mais conservadoras são 6 x 6 metros, 6 x 5 metros, 6 x 4 metros ou 5 x 5 metros. No caso de cultivo de 30 a 200 árvores por hectare, pode variar de 7 a 20 metros.
Produção A partir do terceiro ano de plantio, com carga total no sétimo ano. Contudo, a falta de irrigação ou a interferência de outros fatores podem adiar a frutificação por vários anos. Maduras, as oliveiras se tornam pretas, com sabor suave e amanteigado. Há azeites, no entanto, que são feitos da mistura entre azeitonas pretas e verdes de sabor apimentado, que são colhidas durante a mudança de cor.