Clearence ou Depuração Plasmática Geral é a capacidade renal para depurar solutos a partir do plasma. A coleta de urina de 24 horas é o teste primário do clearance renal para avaliação da função excretora do rim. O clearance depende de vários fatores. Utiliza-se a medição do clearance de creatinina, de modo mais particular, para investigar as alterações na depuração renal dessa substância, indicativo de alteração na função renal.
Analise os níveis de estágios (Coluna A) e seus respectivos Clearence (Coluna B), na tabela a seguir:
COLUNA A
COLUNA B
1. Estágio I
I.Clearance entre 60 e 89. É considerado uma fase pré-insuficiência renal.
2. Estágio II
II. Clearance maiores do que 90, porém com alguma doença de risco como diabetes, hipertensão ou rins policísticos. Existe risco de desenvolver insuficiência renal.
3. Estagio III
III. Clearance entre 15 e 29. Esta é a fase pré-diálise com acidose, elevação do potássio, anemia estabelecida, aumento do risco de doenças cardíacas e fraqueza.
4. Estágio IV
IV. Clearance entre 30 e 59. É a fase de insuficiência renal crônica declarada com sintomas diagnosticáveis.
5. Estágio V
V. Clearance menor do que 15. É a fase de insuficiência renal terminal onde os sintomas da uremia e a progressão do quadro pode levar o paciente à óbito por edema pulmonar.
Fonte: (Adaptado) SUMITANI, Marie. Tópicos Especiais em Biomedicina I. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
De acordo com as informações apresentadas no quadro,
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
1-II; 2-I; 3-IV; 4-III; 5-V. CORRETA
Respondido por
2
Resposta:
1-II; 2-I; 3-IV; 4-III; 5-V.
Explicação:
Perguntas interessantes