Sociologia, perguntado por estermerencio223, 1 ano atrás

"Claus Offe na obra Capitalismo desorganizado - enfoca a questão da cooptação dos grupos sociais pelo estado, demonstrado como o modelo corporativo de tomada de decisão, ao trazer para dentro do processo decisório grupos de interesse, funciona ao mesmo tempo como uma forma de legitimar as decisões estatais e também de atenuar o radicalismo dos grupos que agora passam a participar do processo político decisório"

Com base nos seus conhecimentos sobre a teoria desenvolvida por Claus offe, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta dos elementos mobilizados pelo estado.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
28

Olá!

Parece que você esqueceu as alternativas.

I. O uso de incentivos negativos e positivos para influenciar a estratégia de ação que os cidadãos adotam.

II. Os meios de comunicação que contribuem com disseminação de informação e proporcionam obtenção de conhecimento e discussão política.  

III. O uso de arranjos corporativistas de tomada de decisão.

IV. A realocação de serviços públicos, o que eleva o gasto do governo em infraestrutura de investimento e consumo, gerando determinadas condições que atingem quase a totalidade dos cidadãos.

A  

Apenas as afirmativas I e III estão corretas

B  

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas

C  

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

D  

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

E  

Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas


Agora podemos responder corretamente.


Apenas II e IV estão corretas.

Bem, o uso de propostas negativas não competem aos processos decisórios para um desenvolvimento da sociedade.

Por isso, é importante que os serviços públicos se realoquem e coloquem em prática ações positivas para a manutenção social, e, se interliguem com os veículos de comunicação para desenvolver na sociedade uma consciência política adequada, tendo um papel somatório quanto as questões que devemos realizar para viver em equilíbrio.

Até mais!

Perguntas interessantes