Claude Abromont aponta em sua Teoría de la Música – una guia (2005, p.545) que:
...desde a época barroca, cada forma musical é um encontro único entre os temas/motivos, um plano tonal, os tipos de escrita (harmônico, contrapontístico, melodia acompanhada etc.) e de momentos com diferentes funções (exposição, desenvolvimento, contraste, variação etc). Um determinado número de esquemas se repete frequentemente, o que permite agrupar a música sob alguns tipos básicos (unitária, binária, ternária, rapsódica etc.), alguns princípios fundamentais (forma desenvolvida, forma contrastante etc.) e algumas estruturas características (forma sonata, forma estrófica, lied, suíte, fuga, rondó, tema com variações etc.).
Um compositor elege uma forma, provavelmente tanto pela sua capacidade expressiva quanto pela sua estrutura; um rondó permite um final alegre e vivo cheio de contrastes explícitos, enquanto que a forma sonata convida a um denso trabalho temático mais apropriado ao começo de uma obra.
Com base nesse texto podemos afirmar que:
I - A forma musical é uma estrutura rígida, em que o compositor deve distribuir suas ideias musicais;
II - Para o compositor, a forma sonata é semelhante ao rondó;
III - A estrutura musical, que denominamos forma musical, é uma organização sonora complexa, composta pela confluência de temas/motivos, plano tonal, tipos de escrita e diferentes funções.
Indique a alternativa verdadeira:
Escolha uma:
a. Somente a afirmação III é verdadeira
b. Todas as afirmações são verdadeiras
c. Somente a afirmação II é verdadeira
d. Somente a afirmação I é verdadeira
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
a
Explicação:
cada nota tem hum som que pode se transforma numa música sonora
Raquelreis:
Sua resposta está errada ... A nao
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás