Classroom
1) (EFEI-MG) Uma pessoa parada na beira de uma estrada vê um automóvel aproximar-se com velocidade 0,1 da velocidade do som no ar. O automóvel está buzinando, e a sua buzina, por especificação do fabricante, emite um som puro de 990 Hz. O som ouvido pelo observador terá uma frequência de:
a) 900 Hz
b) 1 100 Hz
c) 1 000 Hz
d) 99 Hz
2) Um professor lê o seu jornal sentado no banco de uma praça e, atento às ondas sonoras, analisa os eventos I, II e III. O professor percebe o efeito Doppler apenas:
a) no evento I, com frequência sonora invariável
b) nos eventos I e II, com diminuição da frequência
c) nos eventos I e III, com aumento da frequência
d) nos eventos II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - a) 900 Hz
2 - d) nos eventos II e III.
Explicação:
1 - utilizando a equação f´= f (Vsom±v (observador) ) / (vsom±vfonte).
2 - o efeito doppler acontece quando uma fonte emite determinada frequência em movimento.
espero ter ajudado! se puder colocar como a melhor resposta, ficarei grata.
Essa questão é sobre o Efeito Doppler estudado na Física na área de Ondulatória. Sendo assim, é válido entender um pouco mais sobre o que é esse fenômeno.
O som é uma onda, ou seja, é uma perturbação que se propaga em um determinado meio e não transporta matéria, apenas energia.
As ondas sonoras são ondas mecânicas, assim necessitam de um meio material para transportar energia. Portanto, o som não se propaga no vácuo.
Dados:
vf = 0,1 var
f = 990 Hz
Utilizamos a equação:
f’ = f.(vS + vO)/(vS – vf) =
f' = 990.(vS)/(vS – 0,1.vf) =
f' = 990.vS/(1vS – 0,1.vf) =
Simplificando vS, temos:
f' = 990/0,9
f' = 1100Hz
Alternativa b
2)
Como a velocidade de propagação das ondas sonoras depende apenas do meio (nesse caso, o ar), a velocidade relativa entre as ondas sonoras e ambos observadores será igual, tanto em relação ao observador que se afasta quanto em relação ao observador que se aproxima da fonte das ondas. Dessa forma, para que a velocidade permaneça constante para ambos os observadores, ocorrem mudanças no comprimento de onda (espaço necessário para a onda completar uma oscilação) e na sua frequência. Como essas grandezas são inversamente proporcionais, pode-se dizer que:
Imagine o cenário: uma ambulância com sua sirene ligada desloca-se em uma rua afastando-se de um observador e aproximando-se de um outro observador
- O observador que vê a ambulância afastando-se ouvirá um som com maior comprimento de onda e menor frequência, portanto, mais grave;
- O observador que vê a ambulância aproximando-se ouvirá um som de maior frequência e menor comprimento de onda, portanto, mais agudo.
Para ocorrer o Efeito Doppler, é necessário o movimento relativo entre a fonte emissora e o receptor, no caso, o professor e, assim sendo, o evento I está descartado.
Quanto à frequência, quando a fonte de ondas sonoras se aproxima, a frequência aparente aumenta e, quando se afasta, diminui.
d) nos eventos II e III, com aumento da frequência em II e diminuição em III.
(Alternativa D)
Aprofunde seu conhecimento:
brainly.com.br/tarefa/10453761
brainly.com.br/tarefa/12810603