Geografia, perguntado por lucinho2009, 7 meses atrás

Classifique o carvão mineral (1), a obsidiana (2) e o gnaisse (3), de acordo com a origem de cada um.

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiavenhorst
1

Resposta:

1) O carvão mineral: é um combustível fóssil extraído da terra por meio da mineração. Sua origem se dá a partir da decomposição da matéria orgânica (restos de árvores e plantas) que se acumulou sob uma lâmina de água há milhões de anos.

2)A obsidiana: é um produto da lava vulcânica. ... No período pré-colombiano, a obsidiana era comum na região americana conhecida como Mesoamérica, pois com ela se elaboravam esculturas e utensílios, bem como uma espécie de espada com lâminas de obsidiana e o corpo composto de madeira.

3)Gnaisse: é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos.

Explicação:

espero que sirva xuxu!

bjs ;)

Respondido por mcavestrocorreia
0

Resposta:

Obsidiana é uma ocorrência natural vidro vulcânico formado quando lava extrudida a partir de um vulcão arrefece-se rapidamente com o mínimo de crescimento de cristais . É uma rocha ígnea . A obsidiana é produzida a partir da lava félsica , rica em elementos mais leves, como silício , oxigênio , alumínio , sódio e potássio . É comumente encontrado dentro das margens de fluxos de lava riolítica conhecidos como fluxos de obsidiana. Esses fluxos possuem alto teor de sílica , o que lhes confere alta viscosidade . A alta viscosidade inibe a difusão dos átomos através da lava, o que inibe a primeira etapa ( nucleação ) na formação dos cristais minerais . Junto com o resfriamento rápido, isso resulta na formação de um vidro natural a partir da lava.

A obsidiana é dura, quebradiça e amorfa ; portanto, fratura com bordas afiadas. No passado, era usado para fabricar ferramentas de corte e perfuração, e foi usado experimentalmente como lâminas de bisturi cirúrgicas .

Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos. Sua composição é de diversos minerais, mais de 20% de feldspato potássico, plagioclásio, e ainda quartzo e biotita, sendo por isso considerada essencialmente quartzofeldspática.

As rochas metamórficas são resultantes de um processo de metamorfismo de rochas magmáticas ou sedimentares em que ocorre modificação de sua composição atômica. Os principais exemplos de rochas metamórficas são: gnaisse, ardósia e mármore.

Explicação:

Perguntas interessantes