Classifique as sentenças utilizando DM, caso se refiram à Dinastia Merovíngia, ou DC, se tratarem de temas da Dinastia Carolíngia.
( ) Clóvis se converte ao Cristianismo, por volta de 495, aproximando as relações entre os francos e a Igreja cristã romana.
( ) As regras de sucessão hereditárias permaneceram muito fortes, porém as traições eram constantes.
( ) Iniciou-se quando o papa reconheceu Pepino, o Breve, como rei dos francos.
( ) No período, Carlos Magno conquistou praticamente toda a Europa ocidental.
( ) Os “mordomos” ou “prefeitos” eram uma espécie de primeiro-ministro escolhido pelo rei. Com o tempo, os “mordomos” passaram a constituir uma dinastia.
( ) Para evitar agitações e traições, Carlos Magno estimulou o costume germânico de fidelidade e honra entre senhores e servidores.
A sequencia correta é:
0 pontos
DM,DM,DC,DC,DM,DC
DC,DM,DC,DC,DM,DC
DM,DM,DC,DC,DM,DM
DM,DM,DC,DM,DM,DC
Soluções para a tarefa
Ao classificar as sentenças como referentes à Dinastia Merovíngia (DM) ou à Dinastia Carolíngia (DC), encontramos a sequência: DM, DM, DC, DC, DM, DC.
1) Clóvis se converte ao Cristianismo, por volta de 495, aproximando as relações entre os francos e a Igreja cristã romana.
O rei Clóvis é considerado o fundador da França, sendo um dos primeiros reis da Dinastia Merovíngia. Dessa forma, a alternativa inegavelmente se refere à Dinastia Merovíngia (DM).
2) As regras de sucessão hereditárias permaneceram muito fortes, porém as traições eram constantes.
As traições eram constantes entre os monarcas merovíngios, de forma que os reis carolíngios estimulavam a fidelidade entre seus súditos para evitar que essa característica merovíngia não se repetisse na dinastia seguinte. Assim, essa alternativa refere-se à Dinastia Merovíngia (DM).
3) Iniciou-se quando o papa reconheceu Pepino, o Breve, como rei dos francos.
Pepino, o Breve, foi o primeiro monarca da Dinastia Carolíngia. Sendo assim, a alternativa trata da Dinastia Carolíngia (DC).
4) No período, Carlos Magno conquistou praticamente toda a Europa ocidental.
Como Carlos Magno é o mais famoso dos monarcas carolíngios, a alternativa é referente à Dinastia Carolíngia (DC).
5) Os “mordomos” ou “prefeitos” eram uma espécie de primeiro-ministro escolhido pelo rei. Com o tempo, os “mordomos” passaram a constituir uma dinastia.
Essa alternativa refere-se a um dos principais motivos da decadência da Dinastia Merovíngia, tendo em vista que os "prefeitos" ganhavam força política e atribuíam ociosidade à figura dos reis merovíngios. Dessa forma, a afirmativa é referente à Dinastia Merovíngia (DM).
6) Para evitar agitações e traições, Carlos Magno estimulou o costume germânico de fidelidade e honra entre senhores e servidores.
Como Carlos Magno é o mais famoso dos monarcas carolíngios, a alternativa é referente à Dinastia Carolíngia (DC).