Classifique as relações ecológicas: mutualismo, predação, inquilismo, parasitismo.
comensalismo, protocooperação.
Soluções para a tarefa
Mutualismo
Nesse tipo de relação, indivíduos de espécies diferentes vivem associados, sendo dependentes ou não dessa associação. Nela os dois são beneficiados, sendo assim uma relação harmônica.
Predação
Nesse tipo de relação, um indivíduo mata o de outra espécie para alimentar-se. Essa relação é classificada como desarmônica, já que apenas um indivíduo é beneficiado.
Inquilinismo
Em ecologia, indica uma relação harmônica interespecífica (ou heterotípicas) que ocorre entre os animais e as plantas. O objetivo principal é de proteção, sendo que nenhuma das espécies envolvidas são prejudicadas.
Parasitismo
Nesse tipo de relação, um dos indivíduos (parasita) retira do organismo de outro (hospedeiro) nutrientes para sua sobrevivência. Tal relação pode debilitar o indivíduo hospedeiro e até mesmo levá-lo à óbito. Trata-se de uma relação desarmônica.
Comensalismo
Nesse tipo de relação, apenas uma das espécies é beneficiada, no entanto, não causa prejuízo à outra. Essa relação é classificada como harmônica. Um exemplo de comensalismo ocorre entre o tubarão e a rêmora.
Protocooperação
É uma relação ecológica harmônica e interespecífica. Esse tipo de relação ocorre entre espécies diferentes e ambas obtém benefícios. Apesar disso, as espécies também podem viver de modo independente, sem nenhum tipo de prejuízo. Por isso, a relação não é obrigatória. A interação entre as espécies na protocooperação envolve a troca de transporte, proteção, alimento ou camuflagem.
Espero ter ajudado!