Classifique as orações quando ao tipo; a) o Miguel ansiava ter um amigos, todavia não o tinha
Soluções para a tarefa
Resposta:
ola bom dia classificar o que exatamente? existe dezenas de possibilidades que de para classificar essa frase quero saber onde e sobre o que exatamente
Resposta: Oração subordinada adjetiva explicativa
Explicação:
Olá,
No português, as orações estão divididas em dois tipos: coordenadas e subordinadas.
As orações são coordenadas quando não existir uma relação sintática entre elas, sendo assim orações independentes.
Por outro lado, as orações subordinadas têm esse nome pois uma está sempre subordinada a outra. Assim sendo, elas dependem umas das outras para fazer sentido, possuindo assim uma relação sintática.
No caso da frase “O Miguel ansiava ter um amigo, todavia não o tinha” podemos dizer que há uma relação sintática entre as duas orações. Assim, estamos perante orações subordinadas.
Ora, dentro das orações subordinadas, existem:
• Orações Subordinadas Substantivas, que exercem a função de substantivo.
Ex: É importante que você beba muita água.
• Orações Subordinadas Adverbiais, que exercem a função de advérbio. Estas podem ser causais, comparativas, concessivas, condicionais, confirmativas, consecutivas, temporais, finais ou proporcionais
Ex: Nós estamos na universidade para ter a oportunidade de aprender mais.
• Orações Subordinadas Adjetivas, que funcionam como adjunto adnominal, possuindo a mesma função do adjetivo. Estas podem ser explicativas, se tiverem o intuito de explicar o que foi dito antes, ou restritivas, se tiverem o intuito particularizar o termo antecedente.
Depois desta explicação, podemos então chegar à conclusão que em O Miguel ansiava ter um amigo, todavia não o tinha, “O Miguel ansiava ter um amigo” é a oração principal e, “todavia, não o tinha” é uma oração subordinada adjetiva explicativa.