classifique as frases da música de Renato russo que pais é esse? figuras de linguagem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na canção "Que país é esse ?", a figura predominante é a ironia, mas são utilizadas outras.
Nas favelas, no Senado sujeira prá todo o lado
Nesta oração, foram utilizadas a comparação e a ironia. A favela onde habita uma parte da sociedade, marginalizada, realmente em meio à sujeira devido à faltar de políticas públicas que ofereçam saneamento básico para a população, é comparada com o senado, onde os líderes, representantes do povo, mas também dos banqueiros e dos empresários, então em meio a imundície, subentendida na corrupção, à faltar de valores éticos e morais, ao oportunismo.
Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação.
Neste período, emprega-se o paradoxo, pois como o povo, um Estado soberano, pode ter futuro se sua Carta magna não é respeitada?
Nos períodos períodos destacados aplicou-se a menotonímia; Que pais é esse? onde país representa o povo, os indivíduos acomodados, sem reação alguma diante dos acontecimentos. Na música incita o ouvinte à uma reflexão e, quem sabe, à uma mudança de postura. Na Amazônia, e no Araguaia, na Baixada Fluminense, no Mato Grosso e nas Geraes e no Nordeste tudo em paz através dos lugares citados fazemos a relação com as regiões do país, propositalmente nominados para chamar a atenção para os conflitos ocorridos, como por exemplo, desmatamento, inovação de reservas indígenas, conflitos entre posseiros e fazendeiros, violência, trabalho , escravos e outros; termina ironizando que está tudo em paz neste locais.
Em nas Gerais há duas possibilidades de figuras: a primeira, elipse, deixa subentendido o estado de Minas Gerais, na segunda o emprego da metonímia pois, por gerais são conhecidos os campos do planalto central, onde situa-se Brasília.
Na morte eu descanso. mas o sangue anda solto, manchado os papeis. documentos fiéis. ao descanso do patrão...
Nesta oração, o autor utiliza-se da ironia e da hipérbole exprimindo pensamento do trabalhador explorando de que só descansará com a morte, enquanto o patrão descansa, mesmo com os registros trabalhistas molhados com sangue de seus contratados.
Terceiro mundo se for. piada no exterior
Renato Russo utilizou-se de ironia e hipérbole, questionando se o país merece essa classificação de subdesenvolvido, diante da real situação representada nas regiões mais pobres, pois, o que é pior do que subdesenvolvido? E insinua que as nações desenvolvidas não nos levam a sério.
Mas o Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão. Quando vendermos todas as almas dos nossos índios em um leilão.
Novamente utiliza a hipérbole e a ironia, fazendo chacota dos discursos políticos que anunciavam o fim da dívida externa ea emancipação financeira do país. E afirma que o preço a ser pago para atingir tal situação será a vida dos brasileiros, a nossa cultura e nossas riquezas naturais; mas principalmente fazendo alusão às invasões às resevas indígenas e ao extrativismo a qulquer preço que acaba com nossas matas e expulsa os nativos de seu habitat. (* obs: destaquei as figuras de linguagem contidas na canção juntamente com a letra da canção)
Explicação:
Adoro as músicas do Renato Russo e recomendo você ouvir, são umas das melhores e populares na década de 80 para o Rock brasileiro .
Em sua composições estão empregadas muitas figuras de linguagem, nessa composição sao letras que expressaram, principalmente, sentimentos e valores da classe média e da juventude nos anos 80.
A música foi um dos principais elementos de expressão cultural daquela década, constituindo num elemento de contestação, reivindicações e inconformismo. A repressão dos anos anteriores sob o domínio do autoritarismo, a censura, a faltar de acesso à informação não conseguiram enfraquecer os ânimos; ao contrário, fizeram com que surgisse um movimento de mudança, marcado principalmente pela participação da juventude no contexto político do país, como no movimento das "diretas já " e da elaboração da nova constituição.
A propósito bons estudos.
Na canção "Que país é esse?" de Renato Russo e a sua banda Legião Urbana, temos duas figuras de linguagem mais predominantes, que são a metonímia e também a ironia.
As frases e as figuras de linguagem presentes nesta música
Por exemplo, a frase "Terceiro mundo se for piada no exterior" é um tipo de ironia verbal. A ironia verbal é o ato de falar, gerando o sentido contrário da própria fala, de forma proposital.
Já a metonímia é indicada em "Que pais é esse?" como uma pergunta retórica, falando sobre o próprio Brasil (substituição de termos).
Veja mais músicas de Renato Russo em https://brainly.com.br/tarefa/19881929
#SPJ2