Classifique a divisão regional segundo Milton Santos. Explique cada uma:
Soluções para a tarefa
Resposta: A Região Amazônica abrange os estados do Norte do país, sem o Tocantins, e apresenta baixa densidade demográfica. Possui sistemas de movimentos rápidos – como aviões – e lentos – como transportes por rios – muito eficientes. Outras características dessa região são uma reduzida concentração tecnológica e urbana, quando comparada às outras regiões, e a presença marcante de atividades tradicionais, o que representa um paradoxo, pois no nosso território são utilizadas complexas técnicas de informação, como a rede de internet.
A Região Nordeste dos “quatro Brasis” coincide com a delimitação oficial atual, compreendendo todos os estados da Região Nordeste. É uma área de povoamento antigo, onde o meio mecanizado surgiu de forma pontual e pouco densa, tendo uma instalação de infraestruturas e redes informacionais descontínua pelo território.
A Região Concentrada é formada pelos estados do Sudeste e do Sul e, além de possuir a maior densidade demográfica do país, é onde o desenvolvimento da ciência e da tecnologia se apresenta de forma mais contínua pelo território, sendo a expressão mais intensa do meio técnico-científico-informacional. Tem como polo as metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro, cidades que concentram a maior parcela das informações sobre economia nacional. A modernização generalizada nessa região e a intensa circulação interna, bem como com outras regiões e países, destacam uma divisão territorial do trabalho. Além disso, essa área também concentra níveis elevados de sistemas de saúde, educação, lazer e serviços modernos, como a publicidade, cujas demandas são garantidas pelo consumo dessa grande concentração produtiva e populacional.
A Região Centro-Oeste compreende, além dos estados do Centro-Oeste, delimitados pelo IBGE, o estado de Tocantins. Essa região surge como uma área de ocupação periférica do país, com um sistema urbano formado por poucos núcleos distantes entre si. Caracteriza-se também por se basear em uma agropecuária modernizada, mas que responde a sedes localizadas na Região Concentrada.