Biologia, perguntado por dioho1, 1 ano atrás

classificação biologica completa do homem

Soluções para a tarefa

Respondido por HildaCavalcante1
4
A expressão classificação científica ou classificação biológica designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais.
A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Karl Von Linnée (ou Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas.
A classificação das espécies não obedece a critérios rigidamente formais. Caso fosse aplicado aos primatas o mesmo critério científico usado para classificar os coleópteros, dos quais há mais de 300 mil espécies catalogadas, o ser humano (Homo Sapies) faria parte do gênero Pan , o mesmo gênero  dos chimpanzés  (Pan troglodytes) e dos bonobos  (Pan paniscus).

Assim a classificação biológica é um sistema organizativo que se rege por um conjunto de regras unificadores e de critérios que se pretendem universais, mas que, dada a magnitude do conjuntodos seres vivos e a sua inerente diversidade, são necessariamente adaptados a cada um dos ramos da biologia.

Aristoteles criou a primeira classificação dos seres vivos, , que classificou todos os organismos vivos então conhecidos em plantas e animais. Os animais eram, por sua vez, subdivididos de acordo com o meio em que se moviam (terra, água e ar).

Desde finais do século xv que um número crescente de naturalistas se dedicava à procura de um método de ordenar racionalmente o mundo natural, procurando classificar os minerais, as rochas e os seres vivos em categorias que permitissem fazer sentido da sua enorme diversidade e ao mesmo tempo das suas extraordinárias semelhanças. Carolus Lineeos criou o método binomial para os nomes das espécies.
A sua principal obra, a Sistema Naturae, teve 12 edições durante a sua vida (com a 1.ª edição em 1975). Nesta obra, a natureza é dividida em três reinos: mineral, vegetal e animal. Para sistematizar a natureza, em cada um dos reinos Linnaeus usou um sistema hierárquico de cinco categorias: classe, ordem, gênero, espécie e variedade.

A estrutura atual da classificação biológica

Enquanto Carolus Linnaeus classificava as espécies de seres vivos tendo como objetivo principal facilitar a identificação e criar uma forma de arquivo nos herbários e nas coleções zoológicas que permitisse localizar facilmente um exemplar, nos modernos sistemas taxonómicos aplicados à biologia procura-se antes de mais fazer refletir o princípio Darwiniano de anscestralidade comum . Isto significa que se pretende agrupar as espécies por proximidade filogenética, isto é relacionar as espécies pela sua proximidade genética, a qual reflete o grau de comunalidade de ancestrais.
A importância da classificação biológica é facilitar a compreensão da enorme variedade de seres vivos existentes, e é denominada de taxonomia

Teoria da classificação

A classificação pode ser definida como a reunião de objetos ou seres com características semelhantes e a separação das não afins. Essa definição foi posta em questão em 1961, quando James Duff Brown estabeleceu que a classificação nada mais é do que um processo mental constantemente executado de forma consciente e inconsciente por qualquer ser humano, ainda que não reconhecido como tal. A mente humana classifica objetos consciente ou inconscientemente para todos os tipos de propósito. Essa classificação perpassa pelas distinções das características comuns dos objetos até ao agrupamento de seres que desenvolvem entre si características próprias dentro de determinado grupo.

Esse processo mental era praticado por alguns filósofos gregos como Aristóteles , um dos pioneiros na introdução do processo de classificação do conhecimento humano sob as bases filosóficas.


dioho1: Me ajudou valeu
HildaCavalcante1: ta crt qualquer pergunta pode me pedir ajuda ai
Perguntas interessantes