ENEM, perguntado por MarySousah5527, 6 meses atrás

Clássicos em game
Uma fundação transformou algumas pérolas da literatura brasileira em videogames. Nas versōes para jogo eletronico de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, o jogador controla um dos personagens das obras. João Romäo, o proprietário do cortiço de O Cortiço, por exemplo, precisa aumentar seu patrimônio. O jogador toma decisōes como se fosse o próprio Romẳo na construçăo de novos cômodos, na gestão dos custos de aluguel, salários e venda de produtos. Enquanto isso, aparecem, em cada fase, trechos do livro original, instigando o jogador a ler o texto na integra. Os videogames se inscrevem na lógica de que o leitor-jogador vai interagir e decidir o destino de personagens e da trama. Os jogos podem ser acessados pelo site livroegame ou por CD-ROMs distribuidos gratuitamente por 80 monitores de postos dos telecentros Acessa São Paulo.
Revista Lingua, n. 84, 2012 (adaptado).
O videogame foi desenvolvido para promover o entretenimento. Essa tecnologia, ao ser empregada para fins educativos,
A impede o diálogo literário entre o jogador e as obras de literatura.
B desestimula os jogadores à leitura de outras obras clássicas.
C proporciona a formação de um novo conceito de leitor.
D substitui o livro de papel pelo livro eletrônico.

#ProvaENCCEJA2017

Soluções para a tarefa

Respondido por AlexandreTalmeli
3

Olá,

Após a leitura do texto, verificasse que a resposta certa é: C) proporciona a formação de um novo conceito de leitor.

Espero ter ajudado!

Bons estudos!

Respondido por julialiri
3

A alternativa adequada é a C, pois a utilização do videogame para fins educativos pode proporcionar a formação de um novo conceito de leitor, o qual não lidara diretamente com textos, contos, romances e poemas. Portanto, a percepção do leitor para a ser orientada visualmente pelo game e não mais somente imaginativa por meio do texto escrito.

Esse gênero pode ser classificado como Micro-história, pois reduz a escala de observação dos objetos históricos. Nesse sentido, os leitores de videogames poderão se imergir nos contos de Manuel Antônio de Almeida, Aluísio Azevedo e Machado de Assis por meio do entretenimento.

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