“Clara, 60 anos, branca, procurou a Unidade Básica de Saúde de sua cidade queixando-se do aumento de uma pinta de cor castanha na testa. Segundo Clara, a pinta havia surgido como uma mancha castanha há 8 anos atrás e, há 6 meses, a lesão começou a aumentar progressivamente de tamanho, tornando-se mais escura e sangrando com frequência devido a coceira. Ainda, no exame clínico, Clara informou que é fumante e trabalha como vendedora ambulante, ficando muito tempo exposta ao sol e sem o uso de protetor solar. O diagnóstico indicou que a lesão se trata de um melanoma.” O que é o melanoma? É uma neoplasia classificada como benigna ou maligna? Indique algumas características desse tipo de neoplasia (maligna ou benigna). Clara apresenta alguns fatores de risco para o desenvolvimento do melanoma. Indique quais são e como esses agentes carcinogênicos podem ser classificados. Agora, supondo que, Clara também tivesse se queixado de dor abdominal e obstrução intestinal. E que, diante dessas queixas, foram solicitados alguns exames que indicaram a presença de uma metástase intestinal, mais especificamente localizada no intestino delgado. Diante dessa nova situação, qual neoplasia seria considerada primária e qual seria considerada secundária? Na metástase, que tipos de disseminação podem ocorrer?
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Clara está sofrendo com uma neoplasia secundária causada pela metástase. A metástase consiste na separação e proliferação de células cancerígenas de um tecido em outro tecido, é um problema já que mostra que a neoplasia é muito maligna.
As disseminações podem ser em tecidos iguais ou em tecidos diferentes, quanto maior for a diferença entre os tecidos, pior é a neoplasia, já que demonstra uma alta capacidade de adaptação.
Espero ter ajudado!
amandinhavitoria1809:
O melanoma é tipo menos presente e que tem maior índice de mortalidade senão diagnosticado precocemente pode originar metástase atingindo alguns órgãos é uma doença maligna tendo tratamentos avançados como quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.
Perguntas interessantes