Cite uma razão do coração na música Eduardo e Mônica
Soluções para a tarefa
Resposta: Esta música composta por Renato Russo é pura filosofia, onde retrata um pouco de cada coisa, por mais irracional que pareça no início.
"Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração. E quem irá dizer que não existe razão.” Nesse trecho, reescreveu a frase do filósofo Renê Descartes: ” O coração tem razões que a própria razão desconhece.” Ele foi um dos primeiros filósofos a dar razão para o coração e não pensar só no racionalismo.
Depois disso vem imagens visuais ou sensoriais que são comuns a todos indivíduos. Por exemplo: Quem nunca ficou acordado na cama com preguiça de levantar? A questão de que os opostos se atraem é bem colocada em evidência na música inteira e depois que se completam “E todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa, que nem feijão com arroz” (o prato que mais explica isso na nossa cultura).
A Mônica era mais experiente e estava mostrando a vida para Eduardo (o que é muito comum acontecer entre os casais), além disso a letra é muito envolvente na hora que começa a contar o processo de “apaixonamento”: “… e os dois se encontravam todo dia e a vontade crescia como tinha de ser”.
“A Mônica ensinava pro Eduardo coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar”. Os filósofos pré-socráticos estudavam os 4 elementos e a sua importância para vida humana. Depois que a Mônica ensinou filosofia para ele, ele aprendeu várias coisas sobre a vida, amadureceu, virou homem e começou a se superar. Superação é o base filosófica de Nietzsche.