Geografia, perguntado por rafaellemlo166p5ljm8, 11 meses atrás

Cite uma medida que seria eficaz para melhorar a qualidade de vida do camponês de semeado e consequentemente enfraquece a indústria da seca​

Soluções para a tarefa

Respondido por kanekin30
6

Resposta:A grande seca de 1877 pode ter matado cerca de meio milhão de pessoas no Nordeste brasileiro. Esse cenário de tragédia levou o então imperador D. Pedro II a afirmar que gastaria até a última joia da coroa para garantir que jamais nenhum outro nordestino morreria de sede ou fome. A promessa caiu no vazio por mais de um século e, ainda hoje, a convivência das pessoas com o semiárido brasileiro é um desafio que necessita de um enfrentamento cotidiano. Algumas coisas, no entanto, mudaram. Enquanto durante todo o século 20 as sucessivas secas na região expulsaram milhões de pessoas em intermináveis correntes migratórias, neste século não apenas essas migrações foram drasticamente reduzidas, como em alguns casos, revertidas, com o retorno ao Nordeste de antigos moradores.

Nos últimos cinco anos o Nordeste vive uma das piores secas em 30 anos, mesmo assim não houve emigração em massa. Para entender esse novo cenário e ajudar na construção de conhecimentos que apoiem a uma nova abordagem sobre a seca foi criado o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, próximo à hidrelétrica de Xingó, e à cidade de Piranhas, no semiárido alagoano. Contando com o apoio da CHESF – Cia Hidrelétrica do São Francisco, o Centro Xingó atua sob a gestão do IABS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, que através de parcerias com universidades nacionais e estrangeiras, como a Universidade Politécnica de Madrid, vem criando um ambiente de referência para pesquisas sobre convivência com o Semiárido Nordestino. “O que está sendo feito aqui no interior de Alagoas pode ser a base de políticas públicas em diversas partes do planeta”, explica Luís Tadeu Assad, diretor presidente do IABS.

Explicação:


rafaellemlo166p5ljm8: obg
Perguntas interessantes