Cite uma dança típica de cada região brasileira com seu ritmo ou música que essas danças utilizam
Soluções para a tarefa
Resposta:
Maracatu
Estima-se que o Maracatu teve início no Brasil por volta de 1700 e quem o trouxe foram os portugueses. De origem afro-brasileira, essa expressão artística é uma das danças folclóricas mais conhecidas do país. O forte som dos seus grandes tambores, chamados de alfaias, além da zabumba e das ganzas, marcam o Maracatu. Muito presente na cultura pernambucana, especialmente nas cidades de Recife, Olinda e Nazaré da Mata, a dança mistura coreografias e teatro, acompanhada por músicos e dançarinos.
As figuras que representam essa dança folclórica são o rei, a rainha, a dama-de-honra da rainha, dama-de-honra do rei, príncipe, princesa, dama-de-honra do ministro, ministro, dama-de-honra do embaixador e embaixador etc. O Maracatu ainda conta com a figura do duque, duquesa, conde, condessa, quatro vassalos, quatro vassalas, três calungas, três damas-do-paço, porta-estandarte, escravo, figuras do tigre e do elefante, guarda coroa, corneteiro, baliza, secretário, lanceiros, brasabundo, batuqueiros, caboclos e baianas.
O Maracatu tem um forte apelo religioso, mas com o passar do tempo as irmandades foram perdendo força e a manifestação passou a acontecer durante o Carnaval, principalmente em Recife.

O maracatu é uma dança folclórica com origem no estado de Pernambuco. (Foto: Wikipedia)
Maneiro-Pau
Alguns historiadores consideram que a origem da dança tem influências árabes e outros autores justificam a influência africana. No Brasil, o Maneiro-Pau é uma dança brasileira que surgiu na época do cangaço, na região do Cariri, no Ceará. Essa manifestação artística tem semelhanças musicais com a capoeira. Dançado somente por homens, os passos são realizados em rodas, acompanhados de pequenos pedaços de madeira que seguram nas mãos. Os homens batem esses paus no chão formando o ritmo da dança. Durante a coreografia, é muito comum alguns dançarinos duelarem enquanto outros batem no chão para manter o ritmo e o som.
Caninha Verde
A Caninha Verde é uma dança de origem portuguesa implantada no Brasil no período do Ciclo do Açúcar. A manifestação adquiriu forte notoriedade na região sudeste, no estado do Rio de Janeiro. A dança acontece em duas rodas, uma de homens e outra de mulheres, que cantam e bailam em sentido oposto e trocam de lugar, sem ter contato físico, formando novos pares. As músicas não possuem refrão e são cantadas de improviso por dois violeiros.
Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi é uma das danças brasileiras folclóricas mais famosas que mistura dança, música e teatro. Segundo alguns autores, a manifestação artística teve origem na cultura europeia, já outros consideram que a dança sofreu influências africana e indígena. No Brasil, é tradição da região norte e região nordeste. É muito comum fantasias bem coloridas, como a figura do boi, por exemplo, feita de madeira, revestida por tecidos bordados, na forma de um touro. O homem que veste a fantasia do Bumba Meu Boi é chamado de "miolo do boi”.
O enredo da história do Bumba Meu Boi depende de região para região, com algumas alterações. A história que é representada através da dança e da cantoria sobre a mulher de um vaqueiro que está grávida e tem o desejo de comer a língua de um boi. O vaqueiro, pronto para atender a vontade de sua mulher, rouba o boi de um fazendeiro. Muito apegado ao boi, o fazendeiro movimenta outros personagens auxiliares na história na busca pelo seu animal. Na maioria das apresentações o boi morre, mas depois ressuscita.
Frevo
O frevo é uma das danças brasileiras advinda do estado do Pernambuco. Seu início ocorreu por volta de 1910 e veio a se tornar hoje uma das grandes atrações do carnaval brasileiro, sobretudo em Olinda, onde é considerado o carnaval mais popular do país. O ritmo do frevo é agitado e sua música, executada por bandas militares e charangas, fundamenta-se na união de gêneros como o tango brasileiro, a marcha, a contradança, a polca e a música clássica. Apesar de não possuir letra, a manifestação é conduzida por uma banda que toca para divertir os foliões.
O frevo é uma dança complexa que conta com diferentes passos. A coreografia combina passos de ballet, capoeira, malabarismos, rodopios, saltos, além de improvisos à medida que a dança evolui. Uma característica típica do frevo é o uso de uma sombrinha colorida durante a dança. Os adeptos da dança conduzem o objeto na mão expondo uma grande técnica. Dos cem passos bastante conhecidos do frevo, os mais afamados são locomotiva, dobradiça, fogareiro, capoeira, tesoura, mola, etc
explicação
espero ter ajudado
existe mais danças sim
Resposta:
Norte: Desfeiteira
Nordeste : O axé.
Sul : Chula.
Sudeste: Batuque.
Centro-Oeste: Catira ou Cateretê ,
Explicação:
Espero ter ajudado e bons estudos!