Cite uma consequência do funcionamento irregular das glândulas: Hipófise, Tireóide e Pâncreas.
Soluções para a tarefa
resposta: A hipófise, uma glândula do tamanho de uma ervilha e localizada na base do cérebro, produz determinada quantidade de hormonas. Algumas, como a corticotropina, a hormona estimulante da tiróide, a foliculoestimulante e a luteinizante, controlam a função de diferentes glândulas endócrinas, estimulando-as a produzir outras hormonas. A hormona do crescimento, outra pituitária, assegura o crescimento durante a infância.
SÍNDROMES CLÍNICAS HIPOFISÁRIAS
Hiperprolactinemia: produção excessiva de prolactina, um hormônio da hipófise, que acarreta irregularidade menstrual (nas mulheres), infertilidade, redução da libido e impotência (nos homens), com ou sem galactorréia (produção de leite fora do período puerperal).
Acromegalia: resultante da produção excessiva do hormônio de crescimento. Quando ocorre na infância leva ao gigantismo. Em adultos a acromegalia é caracterizada por aumento das mãos e pés, face característica com embrutecimento das feições, alargamento do nariz, aumento dos lábios e língua, aumento da fronte, sudorese excessiva e dores articulares. Pode acarretar também outras doenças como diabetes, aumento do coração, hipertensão, aumento da tiróide.
Doença de Cushing: causada por um tumor, geralmente muito pequeno, que produz um hormônio hipofisário e estimula a produção de cortisol pelas supra-renais. As características clínicas desta síndrome são principalmente: aumento de peso, principalmente com aumento da gordura na face e tronco, mas com membros finos, pele fina com estrias largas e violáceas e hematomas. Diabetes mellitus e hipertensão arterial de difícil controle também são comuns nesta síndrome
Resposta:
Hipófise: Acromegalia e gigantismo
Tireóide: hiper ou hipotireoidismo.
Pâncreas: diabetes tipo I.
Explicação:
A hipófise é responsável por secretar o hormônio GH, se essa secreção está aumentada pode levar a doenças como acromegalia e gigantismo.
Tireóide: é responsável por secretar os hormônios T3 e T4; se secreta em muita quantidade leva ao hipertireoidismo, se secreta em baixa quantidade leva ao hipotireoidismo.
Pâncreas: é responsável por secretar insulina; mas nos caso da diabetes tipo I, as células beta produzem pouca ou nenhuma insulina, levando à doença.