Cite um fato que marcou a história das Artes mineiras para sempre e foi decisivo para que Minas em ingressos definitivamente na modernidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
O primeiro acontecimento marcante para as artes plásticas em Minas Gerais, no século 20, foi uma exposição que a conservadora crítica mineira considerou como «bizarra». A belorizontina Zina Aita, patrocinada pela Sociedade Mineira de Belas Artes, expôs suas obras, em janeiro de 1920, no Conselho Deliberativo da Capital. Olívia Penteado, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Godofredo Telles, Mário de Andrade e Blaise Cendrars visitaram Minas Gerais em busca das raízes da brasilidade. O fluminense Aníbal Mattos foi convidado pelo Presidente do Estado, Chrispim Jacques Bias Fortes, em 1917, para ser professor da Escola Normal Modelo.
Na primeira metade do século, Aníbal Mattos foi fundamental para as artes mineiras. Foi também o organizador da Escola Prática de Belas Artes, que teve uma existência efêmera, mas que foi reestruturada em 1932, passando a ter subsídio estadual. Aníbal também foi o idealizador da Sociedade Mineira de Belas Artes, que organizava as pioneiras exposições de pinturas chamadas Exposições Gerais. O pintor Delpino Junior era o líder do grupo que demonstrava uma clara reação à hegemonia de Aníbal no cenário das artes.
A pedido do grupo que promoveu o Salão Bar Brasil, a prefeitura encampou os salões de arte de Belo Horizonte. Não havia uma grave dissensão entre os dois grupos, inclusive Aníbal Mattos foi jurado dos dois salões.
ESPERO TER AJUDADO !!!