Cite um exemplo de uma lesão temporária nos ossos.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Cisto Ósseo Simples (Cisto ósseo traumático, hemorrágico, solitário, cavidade óssea idiopática)
Corresponde a uma cavidade vazia ou contendo líquido dentro do tecido ósseo, desprovida de revestimento epitelial, encontrada em pacientes entre 10 e 20 anos com enorme predileção pela mandíbula.
No exame radiográfico a lesão aparece como uma radiotransparência bem delimitada, principalmente envolvendo pré-molares e molares podendo mostrar projeções semelhantes a cúpulas voltadas para cima (dedos de uma luva) se insinuando entre a s raízes dentárias.
A exploração cirúrgica é indicada, onde as paredes do defeito aparecem lisas e brilhantes sendo então curetadas, com posterior resolução da lesão.
Cisto Ósseo Aneurismático
É um acúmulo intra-ósseo de espaços cheios de sangue com tamanho variável, com média de idade de 20 anos e predominância nos segmentos posteriores da mandíbula. Dor e tumefação se desenvolvem rapidamente, parestesia, crepitação e compressão sendo mais raros.
Radiograficamente observa-se uma lesão uni ou multilocular (aparência de favos de mel ou bolhas de sabão), associada com expansão e afinamento da cortical, podendo ocorrer migração e/ou reabsorção dos dentes envolvidos. A aparência cirúrgica é de uma esponja embebida em sangue venoso, que pode produzir uma hemorragia demorada.
O tratamento consiste em curetagem ou enucleação, complementados por criocirurgia. A radiação é contra-indicada devido a possibilidade do desenvolvimento de sarcomas pós-radiação.
Osteoma
Tumor benigno composto de osso compacto ou medular podendo surgir na superfície óssea (osteoma periosteal) ou no osso medular (osteoma endosteal) com crescimento progressivo e uniforme.
Detectados em adultos jovens, são geralmente solitários e assintomáticos, tendo como localizações mais comuns o corpo da mandíbula e o côndilo.
Radiograficamente aparecem como massas de osso maduro esclerótico circunscrito. Os osteomas periosteais mostram um padrão esclerótico mais uniforme ou um padrão trabecular central com uma periferia esclerótica, diferentes dos osteomas endosteais que normalmente são massas circunscritas de osso compacto sem um halo esclerótico.
Essas lesões são tratadas por excisão cirúrgica conservadora.
Sindrome De Gardner: desordem rara herdada com um traço autossômico dominante, caracterizada por polipose coloretal, anormalidades esqueléticas (osteomas, dentes supranumerários), tumores desmóides, cistos epidermóides de pele, lesões pigmentadas no fundo do olho, potencial de transformação dos pólipos em adenocarcinomas, sendo a colectomia profilática recomendada.
Osteoblastoma
Neoplasma benigno do tecido ósseo que se origina dos osteoblastos, com discreta predileção pela região posterior da mandíbula, afetando mais homens com média de idade ocorrendo antes dos 30 anos. Dor é a característica marcante que NÃO é aliviada pelos salicilatos.
O aspecto radiográfico é de uma lesão radiotransparente com áreas esparsas de radiopacidade ou ainda apresentar considerável mineralização, mas frequentemente sem esclerose reacional circundando o neoplasma.
A excisão cirúrgica conservadora é o tratamento indicado.
Osteoma Osteóide
Classicamente a distinção entre o osteoma osteóide e o osteoblastoma é o tamanho da lesão, sendo o osteoma osteóide menor que 2cm e o osteoblastoma ficar entre 2 a 4cm, podendo lesões maiores atingir até 10cm. A dor, principalmente noturna, é aliviada pelo uso de salicilatos.
Radiograficamente a lesão aparece como um defeito radiotransparente bem circunscrito, com uma zona circunjacente de esclerose reacional com espessura variada; pequenos ninhos radiopacos podem estar presentes e resultar na aparência de alvo.
O tratamento é a excisão cirúrgica conservadora.
Cementoblastoma
É um neoplasma odontogênico de cementoblastos, com predileção para as regiões posteriores da mandíbula, sendo que 50% destes tumores envolvem o 1o molar inferior.
Acomete principalmente adultos jovens (20-30 anos) com sintomatologia dolorosa e tumefação.
Na radiografia observa-se uma lesão radiopaca que se funde à raiz de um ou mais dentes e é circundada por um halo radiotransparente fino.
O tratamento indicado é remoção cirúrgica da lesão e do dente envolvido.
Condroma
Representa um tumor benigno composto de cartilagem hialina madura, surgindo preferencialmente na terceira e quarta décadas e encontrado principalmente nos côndilos ou na região anterior da maxila quando acomete os ossos gnáticos.
Apresenta crescimento lento, sem sintomatologia e no exame radiográfico observa-se uma radiotransparência com áreas centrais de radiopacidade. Mobilidade dos dentes e reabsorção radicular são ocasionalmente observadas e na maioria dos casos as lesões surgem em um único local.
O tratamento é a remoção cirúrgica total devido ao potencial para desenvolvimento de um condrossarcoma.
ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS!^^❤(ू•ᴗ•ू❁)♡(*>ω<)ω<*)♡( 'ω' )( 'ω' )(`ω´)(*´>ω<))ω`●)ʕ´•ᴥ•`ʔ▼・ᴥ・▼