Biologia, perguntado por costawalter798, 7 meses atrás

Cite três motivos pelo qual devemos proteger a floresta amazônica.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernandaknopf
2

Resposta:

6 MOTIVOS PARA PRESERVAR A FLORESTA AMAZÔNICA.

A floresta amazônica é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais. Segundo a WWF Brasil, a região é a única floresta tropical do mundo que ainda tem sua extensão e diversidade biológica conservadas - o que a transforma em uma das maiores reservas genéticas da Terra. No entanto, apesar de tamanha imponência, a Amazônia enfrenta um grande perigo: o desmatamento.

Entre agosto de 2017 e julho de 2018, o desmatamento cresceu e atingiu o maior índice dos últimos dez anos, conforme dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Diante desses dados alarmantes, é fundamental debater sobre a preservação desse bioma e buscar iniciativas sustentáveis para preservá-lo.

DONA DE UM BACIA HIDROGRÁFICA NOTÁVEL

A bacia hidrográfica amazônica é considerada a maior bacia do país! Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, essa região hidrográfica representa 40% do território do país, somando 60% de todos os recursos hídricos brasileiros. A região é irrigada pelas águas do rio Amazonas, cuja nascente fica na Cordilheira dos Andes, no Peru. No Brasil, as águas percorrem mais de 6 mil quilômetros até se encontrarem com o Oceano Atlântico. Ao longo desse trajeto, existem mais de mil afluentes em seu caminho.

MANTÉM OS ÍNDICES DE CHUVA

A vegetação nativa da Amazônia também contribui para o processo de evapotranspiração. Esse fenômeno se trata da perda de água do solo ou a perda de água das plantas durante o seu processo de respiração. Como resultado, o líquido evapora para a atmosfera e resulta na formação de massas de ar, que carregam umidade para o restante do Brasil e países vizinhos, como Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile.

Para se ter uma ideia da força que a região amazônica tem no regime de chuvas de boa parte dos países latino-americanos, uma árvore com uma copa de 20 metros de diâmetro é capaz de bombear mais de mil litros de água para a atmosfera diariamente! Em uma floresta tão grande quanto essa, os índices de chuva e de umidade se tornam surpreendentes.

CONTRIBUI PARA A QUEDA NOS NÍVEIS DE CO

As plantas têm um papel fundamental na redução dos níveis de gás carbônico presentes no ar. Desde o século XIX, a atividade humana colocou uma grande quantidade de CO2 na atmosfera. Há uma série de outras ações que estão diretamente vinculadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa, como a expansão da pecuária na região norte do país.

Ao realizar a fotossíntese, processo natural que garante a produção de energia, as plantas retêm o gás carbônico presente na atmosfera utilizando-o para seu crescimento. Parte do oxigênio produzido nesse processo é liberado para a atmosfera, ajudando a manter o ar mais puro.

É LAR DE ESPÉCIES QUE DEVEM SER PRESERVADAS

A floresta amazônica é conhecida internacionalmente pela sua surpreendente diversidade natural. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a região concentra a maior biodiversidade do mundo! Ao todo, são mais de 145 mil espécies!

A Amazônia ocupa metade do território brasileiro e abriga dois terços de todo o remanescente florestal do país. Dessa forma, assegurar a preservação da biodiversidade desse bioma é fundamental para garantir a sobrevivência dos seres vivos que nele habitam.

CONTINUA SURPREENDENDO OS CIENTISTAS

Curiosamente, os números não param de crescer, e a cada ano os biólogos e estudiosos da área descobrem novas espécies nas áreas ainda inexploradas da Amazônia. Em setembro de 2017, por exemplo, o Relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) anunciou a descoberta de mais de 380 espécies, entre peixes, plantas, répteis e até mesmo aves.  

É UMA FONTE DE APRENDIZADO E NOVAS SUBSTÂNCIAS

A floresta amazônica oferece recursos muito interessantes para nos ajudar a levar uma vida mais saudável e responsável. As inúmeras espécies de plantas encontradas na região podem ter aplicações diretas em nossa vida.

Um exemplo é a presença de alguns alimentos cultivados por ali na dieta dos brasileiros, entre os quais estão o açaí, o guaraná e o palmito. Além disso, há mais de 10 mil espécies vegetais cujos princípios ativos são usados para a produção de medicamentos, cosméticos e também para o controle biológico de pragas.

Iniciativas voltadas à preservação da floresta amazônica são essenciais para garantir o cuidado com o meio ambiente, colaborar para um futuro mais verde e também render bons frutos para a nossa economia, incentivando cada vez mais a pesquisa!

SUA RESPOSTA É A QUE ESTÁ EM NEGRITO.

ESPERO TER AJUDADO

BONS ESTUDOS<3<3<3

Perguntas interessantes