cite três medidas adotadas pela igreja católica para conter o avanço protestante
Soluções para a tarefa
a) Reabertura do Tribunal da Santa Inquisição.
b) A publicação de um livro com a lista de livros proibidos e considerados como hereges por pregar contra os dogmas da Igreja. Este livro é chamado de "Index Libro rum prohibitorum".
c) Fortalecimento da autoridade do Papa através do concílio de Trento.
d) O surgimento de novas ordens religiosas,como a Companhia de Jesus (Jesuítas) que assumirão a educação dos filhos da nobreza. Isto fortalece ainda mais a Igreja.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Para tentar frear o avanço dos protestantes, a Igreja elaborou um Índice de Livros Proibidos – o Index, que existiu até 1966 – e trouxe de volta o Tribunal do Santo Ofício, também conhecido como Inquisição, que fora criado em 1231 com o objetivo de perseguir, julgar e punir os hereges, ou seja, aqueles que contrariavam as doutrinas estabelecidas pela Igreja Católica.
Outro ponto importante da reação católica foi a criação, em 1534, da Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas, fundada pelo militar espanhol Inácio de Loyola. Inicialmente, o grupo religioso tinha, aproximadamente, 1.000 membros, chegando, um século depois, à marca de 13.000 religiosos. Os jesuítas ficaram conhecidos como "soldados de Cristo", devido ao seu treinamento militar e à obediência total ao papa.
Eles teriam um papel fundamental na conversão de povos não cristãos ao catolicismo por meio do ensino e, especialmente, da catequização dos povos indígenas na Ásia e na América recém-conquistada pelos europeus na época.
Além disso, o concílio reafirmou os dogmas e ritos da Igreja Católica, Nesse contexto, o latim continuou sendo a língua das missas e dos textos bíblicos; manteve-se o celibato dos sacerdotes e a devoção aos santos e à Virgem Maria, bem como a presença de imagens nas igrejas. A instituição religiosa conservou-se como a única com autoridade para interpretar a Bíblia; também ratificou-se a ideia de que a salvação terena era conquistada pela fé e pelas obras, destacando a importância dos sete sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, matrimônio, ordem, confissão e extrema-unção). As indulgências foram mantidas, contudo, sua venda fora condenada e proibida.