cite três exemplos de DSTs,seus principais sintomas e modos de prevenção
Soluções para a tarefa
Resposta:
AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
A Aids é o estágio final da infecção pelo vírus HIV, que ataca e destrói as células do sistema imunológico, deixando o organismo da pessoa sem condições de se defender contra outras doenças. Sem defesas naturais no corpo, começam a surgir diversas doenças, chamadas de infecções oportunistas.
O vírus HIV é transmitido através da relação sexual, sangue contaminado e por via placentária (durante a gravidez). Não é transmitido pelo convívio em casa ou ambiente de trabalho, nem por beijo, abraço ou compartilhamento de banheiros, toalhas, copos ou pratos.
Sintomas iniciais: Febre entre 38º e 40ºC, dor de cabeça, dor nas articulações, aumento de gânglios (ínguas) principalmente na região do pescoço, atrás das orelhas e axilas, tosse e dor de garganta, náusea, diarreia, diminuição do apetite, perda de peso (em média 5 Kg), cansaço e vermelhidão na pele.
Apesar de ser um tipo de DST, a AIDS não provoca sinais e sintomas nos órgãos genitais. Vale lembrar que os sintomas da AIDS podem demorar meses ou anos para se manifestar.
Sífilis
DST causada pela bactéria Treponema pallidum, muito disseminada entre pessoas jovens. A doença pode se manifestar de diversas formas, dependendo do seu estágio. Se não for tratada, pode durar anos e tornar-se mais grave com o passar do tempo.
Sintomas: O primeiro sinal é uma ferida discreta que pode surgir no pênis, vulva, vagina, colo do útero, ânus ou boca. A ferida não provoca dor e desaparece mesmo sem tratamento. A pessoa pensa que está curada, mas a bactéria continua presente no sangue e a doença evoluindo. Depois de alguns meses podem aparecem manchas pelo corpo e aumento de gânglios linfáticos, conhecidos como “ínguas”, que também se resolvem espontaneamente. Com o passar dos anos, a sífilis pode causar lesões em diversos órgãos, chegando na fase tardia a causar doenças cardíacas e neurológicas, podendo levar à morte.
Porém existe tratamento que leva a cura completa da doença quando diagnosticado e orientado pelo médico.
Cancro mole
DST causada pela bactéria Haemophilus ducreyi, sendo mais comum em regiões tropicais.
Sintomas: O cancro mole caracteriza-se pelo aparecimento de uma ou mais feridas dolorosas nos órgãos genitais, com pus e odor desagradável. Outras feridas podem surgir quando a pessoa se coça. Algumas semanas depois, costumam aparecer ínguas dolorosas na virilha. O período de incubação do cancro mole é de 3 a 5 dias.
Condiloma acuminado
Também conhecido como crista de galo, figueira e cavalo de crista, o condiloma acuminado é causado pelo HPV (Papiloma vírus humano).
Sintomas: Esse tipo de DST provoca o aparecimento de verrugas na região do ânus e dos órgãos genitais. Logo no início, podem aparecer uma ou duas verrugas pequenas. Nessa fase, a doença pode ser curada em poucos dias. Sem tratamento, as verrugas se espalham e ficam com um aspecto semelhante ao de uma couve-flor.
Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
Ocorre quando a gonorreia e a infecção por clamídia atingem os órgãos reprodutivos da mulher (útero, trompas e ovários) e provoca inflamações.
Sintomas: Desconforto ou dor abdominal no baixo ventre (“pé da barriga”), dor durante a relação sexual, fadiga, vômitos e febre.
Donovanose
DST causada pela bactéria Klebsiella granulomatis que atinge principalmente a pele e as mucosas das regiões genitais, virilha e ânus, causando úlceras e destruição da pele infectada.
Sintomas: Após a infecção, surge uma lesão que se transforma em uma ferida ou num caroço vermelho. A ferida sangra facilmente e pode afetar grandes áreas, comprometendo a pele ao redor e favorecendo a infecção por outras bactérias.
FOI UM PRAZER AJUDAR !!