História, perguntado por mislenenascimento62, 6 meses atrás

cite três cientistas do recém Nascimento e comente suas obras​

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessaprincesa62
0

Resposta:

1. Albert Einstein (1879 - 1955)

Todo mundo já ouviu falar do físico e matemático alemão Albert Einstein. Seu nome é sinônimo de genialidade e até hoje ele é considerado um dos maiores cientistas do mundo.

Ele não era um garoto comum: aprendeu a falar apenas aos quatro anos de idade e era considerado um mau aluno pelos professores, porque tinha dificuldade em formular frases e não prestava atenção nas aulas (na verdade Einstein ficava entediado com o conteúdo).

Com vinte e seis anos publicou uma de suas maiores descobertas, a Teoria da Relatividade Especial. A revolução no mundo da ciência na época (1925) foi tão grande que o ano ficou conhecido como O Ano Miraculoso.

Além de explicar como o espaço e tempo se relacionam e como são relativos (contrariando a ideia de Galileu de que eram absolutos), Einstein ainda provou a existência do átomo e criou a lei do efeito fotoelétrico, pelo qual ganhou o Prêmio Nobel em 1921.

2. Marie Curie (1867 - 1934)

Você já reparou que em praticamente todas as listas dos cientistas mais famosos do mundo, Marie Curie figura como uma das únicas mulheres? Isso é porque seu contributo para o mundo da física foi tão importante que ela conseguiu driblar as figuras masculinas da época e chegou a receber duas vezes o Prêmio Nobel, sendo a primeira pessoa a conquistar tal feito.

Nascida Marya Sklodowska Curie, na Polônia, filha de um professor de física e matemática e uma pianista, Marie assumiu a escrita francesa do nome quando conseguiu mudar-se para Paris, depois de formada em medicina (em uma universidade polonesa clandestina que aceitava mulheres) para estudar na famosa Sorbonne.  

Quando tinha vinte e oito anos conheceu Pierre Curie, que trabalhava em pesquisas elétricas e magnéticas, foi com ele que ganhou o seu primeiro Nobel, pela descoberta de dois elementos químicos: o polônio e o rádio.

Depois da morte do marido, tragicamente morto em um atropelamento, Marie conseguiu a atenção da comunidade científica. Em 1911, com quarenta e quatro anos, ganhou o seu segundo Nobel pelos estudos relacionados à radioatividade (até então ninguém havia usado esse termo), foi nomeada diretora do Instituto de Rádio de Paris e fundou o Instituto Curie. Também foi a primeira mulher a lecionar na Sorbonne.

3. Charles Darwin (1809 - 1882)

O naturalista inglês que fundou a biologia moderna nasceu na Inglaterra e era filho de um médico, desde pequeno sendo interessado pelo campo das Ciências Naturais.

Ele abandonou a faculdade de medicina para se tornar pastor e, após, com vinte e dois anos de idade embarcou em uma expedição viajando por cinco anos em um navio onde evoluiu os seus estudos nos ramos da história natural e começou a escrever a Teoria da Evolução, que só viria a publicar aos cinquenta anos de idade.

Sobre a Origem das Espécies foi publicado em 1859 e afirmava que os animais evoluíram através de uma seleção da natureza. Quem era mais forte e conseguia se adaptar, permanecia vivo e progredia. O livro esgotou-se em um dia e criou um rebuliço na comunidade científica da época.

De saúde frágil, Darwin quase nunca saía de casa e passava muito tempo dedicado aos seus estudos, tendo publicado outros nove livros envolvendo a temática da evolução. Hoje é visto como um dos cientistas mais influentes do mundo, influenciando toda a biologia com as suas teorias evolutivas.

Explicação:

Perguntas interessantes