Biologia, perguntado por LeleAle, 1 ano atrás

Cite três características que permitem repteis ter adaptação terrestre

Soluções para a tarefa

Respondido por anacrisrt
1
eles tem o que comer 
tem uma condicoes climaticas adequadas para seu corpo
e se adaptaram ao nosso ambiente

espero ter ajudado

LeleAle: Obg
anacrisrt: de nada
Respondido por nickfofinha
1

 Pele impermeável e quase sem glândulas

As células epidérmicas depositam grossas camadas de queratina, que reduz a perda de água e forma anexos, como as placas e escamas córneas para proteção (radiação solar e atrito), garras e um bico córneo nos quelônios.

Apenas alguns répteis têm glândulas que produzem secreções odoríferas para o reconhecimento da espécie e se­xual. Algumas cobras e lagartos secretam substâncias irri­tantes que os protegem de predadores. A ocorrência de pou­cas glândulas na pele representa economia de líquidos.

 Respiração Pulmonar

A impermeabilização da pele impede as trocas gasosas através de sua superfície, fato compensado pelo aumento con­siderável da superfície interna dos pulmões, que aumenta a ca­pacidade respiratória desses órgãos. Os pulmões são os órgãos que melhor adaptam os vertebrados à respiração no meio ter­restre, apesar de muito expostos à invasão de microrganismos, felizmente combatidos por um sistema imunológico efi­ciente. Anfíbios adultos, todos os répteis, toda as aves e todos os mamíferos são pulmonados.

Tartarugas também realizam trocas gasosas através das paredes vascularizadas da cloaca, adaptando-se a longos pe­ríodos de mergulho.

 Esqueleto mais forte, sistema muscular mais comple­xo e sistema nervoso central melhor desenvolvido

Todos esses fatores associados contribuem para melhorar a sustentação e a locomoção na terra. As cobras não têm membros e cinturas, mas movem-se ou nadam com desenvol­tura por ondulações laterais do tronco e cauda. As tartarugas, cagados, jacarés e crocodilos, movem-se mal fora da água.


LeleAle: Obg
Perguntas interessantes