Geografia, perguntado por julinhacarolina05, 1 ano atrás

Cite três características da Era do Conhecimento.
ME AJUDA PFV

Soluções para a tarefa

Respondido por freitasmariany2020
0

Resposta:

1. RESUMO

O presente trabalho monográfico tem por objeto salientar a importância das empresas investirem no capital humano, em plena Era do conhecimento, utilizando como estratégia a gestão de competências e a aprendizagem corporativa de modo a sobreviverem e se tornarem ainda mais competitivas mediante os desafios do mercado. Para realizar o trabalho de pesquisa e revisão bibliográfica nos guiamos principalmente pelas ideias da importância de se implantar um modelo de gestão de competências da autora Gramigna (2009) e em paralelo a aprendizagem corporativa dos autores Castro e Eboli (2013). A conclusão através da pequisa foi de que o novo estilo de gestão exige uma verdadeira cultura baseada em competências e resultados e para que sejam alcançados os objetivos propostos são necessárias profundas mudanças não somente na estrutura, mas principalmente na mentalidade individual e organizacional como um todo.

2. INTRODUÇÃO

Em plena Era do Conhecimento, com a velocidade da informação e as novas descobertas na área do conhecimento, se faz necessário que as empresas adotem sistemas educacionais que supram as deficiências da educação formal de modo a se manterem competitivas e alcançarem seus objetivos no negócio.

Foi-se a era cujo principal valor de uma empresa eram as máquinas. Hoje em dia, para se sobreviver, as empresas precisam desenvolver as competências de seus colaboradores e investir cada vez mais na aprendizagem organizacional. Afinal, quem tomam decisões são pessoas e não máquinas.

3. Gestão de Pessoas

Hoje em dia, o mercado exige cada vez mais profissionais com postura voltada ao autodesenvolvimento e a aprendizagem contínua.

Os programas de treinamento voltados ao desenvolvimento humano deixam de pertencer apenas ao nível estratégico e conquistam a pirâmide hierárquica como um todo.

Segundo Gramigna (2007), na Era do Conhecimento, onde o capital humano é o maior valor de uma empresa, as pessoas estão em alta.

As empresas no pódium têm como vantagem competitiva a atenção voltada para a gestão de pessoas.

Hoje não existe mais a fidelidade do empregado à empresa e torna-se inevitável a perda de grandes talentos nas organizações voltadas somente para tecnologias de última geração. É muito comum encontrar empresários que investiram alguns milhares de dólares na modernização de seu parque tecnológico e não conseguiram aumentar sua rentabilidade. A desproporção do investimento máquina versus pessoa produziu tal resultado. Afinal, quem lida com máquinas e com a tecnologia? (GRAMIGNA, 2007, p. 2)

Chiavenato (2005), complementa defendendo a importância de se invertir em pessoas, mesmo correndo o risco de perdê-las futuramente.

Perguntas interessantes