cite três adaptações anatômicas das aves que permite o voo
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Penas: estruturas formadas basicamente por betaqueratina que se desenvolvem de folículos na pele. Elas ajudam na propulsão e sustentação do animal no ar. Existem diversos tipos de penas. As penas adaptadas para o voo possuem vexilo desenvolvido de textura penácea, que lembra uma folha. Além de ajudarem no voo, as penas das aves possuem importante papel no isolamento térmico, flutuação, camuflagem e atração de parceiros.
Asas: são importantes porque garantem a sustentação, a ascensão e também a propulsão. As aves conseguem mudar o formato de suas asas de modo a garantir velocidade e força, o que permite manobras, aterrissagem, decolagens e mudanças de direção.
Esqueleto: O esqueleto das aves é bastante complexo e adaptado ao voo. Entre as principais características, podemos citar o esterno expandido em quilha ou carena, o qual tem a função de prender os músculos peitorais; ossos nas mãos modificados para sustentar asas; vértebras na região caudal onde se prendem penas da cauda; e uma coluna vertebral rígida que garante apoio às asas. Além disso, destaca-se a presença de ossos ocos e cheios de ar, chamados de ossos pneumáticos, que garantem leveza ao corpo de algumas espécies.
Explicação:
Espero que te ajude
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás