cite quatro doenças causadas por vírus identificando o agente causador a forma de transmissão e profilaxia
Soluções para a tarefa
*Sarampo*:Agente etiológico - Vírus do sarampo, RNA, pertencente ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. Modo de transmissão - É transmitido diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirros, falar ou respirar. ... O vírus vacinal não é transmissível. A profilaxia contra o sarampo trata-se de uma suspensão de vírus vivos atenuados e veiculados em um meio estéril, destinada à aplicação por via intramuscular ou subcutânea.
*AIDS*:HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.A forma de transmissão da Aids é: Por produtos sanguíneos (agulhas sujas ou sangue não testado).
De mãe para bebê durante a gravidez, parto ou amamentação.
Por sexo vaginal, anal ou oral sem proteção.A profilaxia contra Aids é uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids (Zidovudina + Lamivudina) , para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, através da exposição ocupacional, no caso de profissionais de saúde ou pela exposição não ...
*Catapora*:A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus. A forma de transmissão é de mãe para bebê durante a gravidez, parto ou amamentação.
Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro).
Por contato com a pele (apertos de mão ou abraços).
Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).Vacina ainda é a melhor prevenção contra catapora.
*Raiva*: A raiva, ou hidrofobia, é uma doença viral causada por um RNA vírus do gênero Lyssavirus, transmitida via mordedura, lambida ou arranhadura de um animal infectado. A profilaxia consiste na observação do animal agressor e/ou aplicação de vacina e/ou soro, de acordo com a avaliação dos ferimentos causados pelo animal., levando em consideração o local do ferimento sua profundidade, a extensão e o número de lesões.