cite quatro características do Le Parkour.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O Parkour no Brasil
Não existem indícios certos sobre sua chegada ao Brasil. Alguns estudos afirmam que sua popularidade no país se deve em grande parte pelos vídeos na Internet, não existindo assim registros de um possível embaixador (LEITE et al. 2011). A partir dai, surgiram propostas que o Parkour despontou no Brasil quando o psicanalista Eduardo Bittencourt, conheceu o esporte na Internet, em 2004 ou até mesmo jovens de São Paulo e Brasília nessa época influenciados pelos vídeos já citados que posteriormente passaram a estudar sua filosofia e aventurar-se nesse esporte (ASSIS; 2007). Conseqüentemente formando em São Paulo o grupo conhecido como Le Parkour Brasil e em Brasília, a Associação Brasileira de Parkour. Em julho de 2004, a primeira comunidade brasileira de Parkour foi criada em forma de comunidades virtuais, intitulada Le Parkour Brasil. Como em todo esporte radical, devido as suas características de liberdade de expressão e uso do ambiente urbano de forma não convencional como desafio, no Brasil a prática causou polêmica e seus praticantes freqüentemente chamados de vândalos (BIANCHI, 2008; ASSIS, 2007).
O praticante
São conhecidos como tracer/traceur, o praticante do sexo masculino e traceuse do sexo feminino, que significa traçar ou ir rápido (BIANCHI, 2008). É sabido que o Parkour envolve espírito de cooperação entre seus praticantes para superação de obstáculos de caráter físico, cognitivo e emocional além da luta contra o próprio medo (BELLE, 2006). O tracer tem um propósito e sobre ele aplica disciplina mental, mudando assim a sua perspectiva de ver o mundo e seus obstáculos. Assim, os desafios, tornam-se menores diante dele. (DJORDJEVIC, 2006). Algumas emoções são evidentes no Parkour, visto que o medo, coragem autoconfiança, autoestima, e insegurança, entre outras, fazem parte do cotidiano desses atletas (MILLER, DOMOINY, 2008). Djordjevic em 2006 relata que a mensagem do Parkour trata-se da união e aceitação de ambos os sexos de todas as raças, além do fato de que qualquer um pode ser um tracer. A persistência e paciência são algumas das características desenvolvidas por eles. O controle das emoções, a tarefa a realizar, o ambiente e a etapa psicológica na qual o indivíduo se encontra são fatores importantes e presentes para a realização plena do movimento seguido do sucesso.
Ao se deparar com um obstáculo físico, é feita uma avaliação de restrições que se divide entre: do indivíduo, e sua capacidade de realizar o movimento, do nível de complexidade e do tipo ambiente, novo ou já habituado (BELLE, 2006). Todos esses itens são avaliados visando garantir a segurança e a melhor execução do movimento. Pode-se dizer que a sociabilização é também uma característica do Parkour, pois há nos tracers os sentimentos de altruísmo, de ajuda mútua, integração social, além de instrutores sempre preocupados em ensinar as técnicas dos movimentos, métodos de treinos, a filosofia, além do método de vida do tracer (BIANCHI, 2008).