Cite pelo menos duas vantagens e desvantagem quanto ao uso plástico
Soluções para a tarefa
Resposta:
VANTAGEM:
O plástico feito com PLA possui as vantagens de ser biodegradável, compostável, proveniente de fonte renovável (milho, mandioca, beterraba, etc) e poder ser reciclado, desde que essa reciclagem ocorra com plásticos de PLA puro ou na proporção de até 1% de PLA, com 99% de resinas convencionais. Sua biodegradabilidade é certificada segundo normas americanas (ASTM D-6400) e européias (EN-13432), as quais atestam que o material sofre degradação em 180 dias em condições de compostagem (com temperatura, umidade, luz e microorganismos controlados). Interessante observar a captura natural de CO2 da atmosfera ao longo do processo de crescimento da planta e, sobretudo, a preservação de derivados de petróleo para usos mais nobres que sacolas descartáveis.
DESVANTAGEM:
No entanto, a biodegradação e compostagem do material plástico ocorrerão idealmente quando estes produtos forem destinados para usinas de compostagem, pois elas possuem condições adequadas de temperatura, umidade, luz e microorganismos suficientes para que a degradação do material ocorra (veja mais aqui).
A sua decomposição em lixões a céu aberto (destino mais comum do lixo aqui no Brasil) ainda é duvidosa porque não há conhecimento sobre a eficiência do material nas condições oferecidas nos lixões e mesmo em aterros sanitários. Além disso, as condições oferecidas por lixões e aterros propiciam uma biodegradação anaeróbica, fazendo com que haja liberação do gás metano (em vez do CO2 gerado durante a biodegradação aeróbica). Trata-se de um gás que contribui cerca de 20 vezes mais para o efeito estufa que o CO2 (veja mais aqui).
É preciso lembrar que existem aterros que capturam os gases gerados durante o processo de degradação e os convertem em energia. No entanto, aterros como esses não são tão comuns aqui no Brasil. Outro reflexão a se fazer é sobre a matéria-prima para produção do PLA: o milho. O seu plantio com esse fim pode condicionar a um dilema quanto ao comprometimento de áreas de plantio que poderiam ser empregadas em culturas para o co,sumo humano. A produção em larga escala para este fim implicaria, também, em maior área de plantio, maior consumo de água, fertilizantes, agrotóxicos e outros insumos.
Explicação: