Cite pelo menos 10 tópicos de células do corpo humano e explique como obteve essa informação
Soluções para a tarefa
Resposta:
Células ósseas:
Osteoblastos. Os osteoblastos são células
jovens, com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea. ...
Osteócitos. ...
Osteoclastos. ...
Neurônios. ...
Células Gliais. ...
Células Neuroectodérmicas.
Células do Corpo Humano
O corpo humano é formado por uma quantidade enorme de células. As células são consideradas a menor parte dos organismos vivos, sendo, portanto, elementos estruturais e funcionais.
O corpo humano é pluricelular (várias células). É constituído de 10 trilhões de células que trabalham de maneira integrada, donde cada uma possui uma função específica, a saber: nutrição, proteção, produção de energia e reprodução.
Estrutura da Célula
Núcleo Celular: envolvido pela membrana nuclear, o núcleo contém o material genético das células (DNA).
Citoplasma: o citoplasma carrega o conteúdo celular donde cada organela possui uma função vital. É constituído de hialoplasma, substância fluida e viscosa, região chamada citosol e de uma espécie de esqueleto que dá forma e sustenta as organelas, o citoesqueleto.
Membrana Plasmática: membrana fina e flexível com permeabilidade seletiva (regula a passagem e a troca de substâncias) que envolve as células.
Organelas Celulares: as organelas são como pequenos órgãos, cada uma possui uma função específica, dentre respiração, nutrição e excreção das células. São elas: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, centríolos e vacúolos. Os ribossomos não são considerados organelas pois não possuem membranas.
Tipos de Células do Corpo Humano
O corpo humano é constituído por diversos tipos de células; são aproximadamente 130 tipos que se distinguem mediante suas formas e funções específicas.
O agrupamento de células forma os tecidos. As células em maior quantidade no corpo humano são as células epiteliais, aquelas que envolvem o corpo e os órgãos.
Células do Cérebro
Composto por milhões de células, o cérebro é formado por diversos tipos delas, a saber:
a micróglia: defesa do sistema nervoso.
a célula dendrítica: células imunes que transportam antígenos.
o neurônio: transmissão de mensagens.
a célula de Schwann: produção de mielina que auxiliam na produção dos impulsos nervosos.
Os neurônios necessitam de muito oxigênio para funcionarem, portanto são as primeiras células do corpo à morrerem.
Células do Sangue
O sangue humano é formado por diversos tipos de células, cada qual com sua função, as mais importantes são:
as hemácias chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos (transporte de oxigênio);
os leucócitos ou glóbulos brancos (atuam no sistema imunológico do corpo na medida em que combate e eliminam micro-organismos);
os trombócitos ou plaquetas (coagulação sanguínea)
Célula dos Ossos
Os ossos são formados por células chamadas de:
osteócitos (secreção de substâncias);
osteoclastos (grande células com vários núcleos responsável pela reabsorção e remodelação do tecido ósseo);
osteoblastos (síntese de componentes orgânicos).
Células dos Músculos
As células musculares, podem apresentar vários núcleos, sendo as mais importantes as células de sarcômero (contração muscular) e os fibroblastos (síntese de proteínas).
Células Epiteliais
As células epiteliais estão presentes nos tipos de epitélios revestindo o corpo externamente na pele, e internamente em diversos órgãos. São células que possuem formas diferentes que podem ser achatadas, cúbicas ou colunares.
As células epiteliais da córnea são as últimas células do corpo humano à morrerem, visto que necessitam de menos oxigênio para realizar suas funções.
Células Sexuais
A maior célula humana é o óvulo, gameta sexual feminino. As mulheres já nascem com todos os seus óvulos, que começam a amadurecer na época da puberdade, cujo sinal é a primeira menstruação.
A liberação dos óvulos na ovulação cessa com a menopausa. Por outro lado, as menores células são os espermatozoides, que nos homens são produzidos a partir da puberdade e continua ao longo da vida, embora diminua em idade mais avançada.